Estar na internet não é mais uma opção, é uma necessidade para existência do seu negócio. Isso porque a internet é uma das, ou talvez a melhor forma de conquistar e atrair novos hóspedes.
Vivemos em uma era em que o mundo precisa estar acessível com um simples toque em nossos aparelhos celulares. Por isso, se seu hotel ou pousada não se mantém conectado e acessível ele dificilmente vai se firmar no mercado.
Para atrair mais clientes e, assim, vender mais pela internet, continue lendo nosso post. Vamos contar alguns segredos.
1. Conheça o seu público
É fundamental conhecer quem são seus clientes e seus desejos. Conhecer inclui traçar a faixa etária, a escolaridade, a região onde moram e por quais motivos eles pretendem passar alguns dias em sua cidade.
Todas essas informações contribuem na hora de montar um site e ajudam a oferecer uma experiência de reserva mais agradável fidelizando o cliente.
Pensando nisso, conte com ferramentas de análise, como as oferecidas pelo Google e o Facebook para reconhecer o seu público. Mas, ainda mais importante é contar com o velho questionário para a formação do cadastro do cliente.
Para ser eficaz prepare um questionário pequeno e objetivo, com as perguntas certas, do contrário, ele poderá desistir da reserva.
2. Torne seu site atraente
Se você já conheceu o seu público, torne o seu site atraente. Escolha a fonte e o tamanho apropriado. Verifique o contraste entre as cores das fontes e do fundo usado para chamar a atenção para links e botões. Contrastes em textos podem tornar a leitura mais cansativa.
E, ainda pensando na leitura, prefira colocar frases curtas, pois as pessoas tendem a não ler as frases longas. As informações devem ser transmitidas de forma rápida e de fácil compreensão. Dê destaque aos botões, para que a ação se torne perceptível quando o mouse passar por eles.
E, principalmente, disponibilize imagens reais e bem elaboradas do seu hotel ou pousada. O cliente não quer chegar e ter uma decepção. O melhor é que ele tenha uma expectativa encantadora mas realista daquilo que está comprando.
Dessa forma, o site de um hotel, além de atraente, deve ser rápido, direto e responsivo (acessível em dispositivos móveis), a fim de tornar o acesso o mais simples e prático possível.
3. Tenha uma forte presença on line
Sua marca precisa estar na web para atrair a atenção de novos clientes e possibilitar uma comunicação efetiva.
Interagir com o consumidor e se mostrar acessível por meio dos principais canais virtuais é fundamental para qualquer empreendimento em tempos de mídia digital. Mas, se você quer vender mais diárias pela internet, é ainda mais importante.
Para isso, disponibilize chats e e-mails em sua página e, claro, responda-os em um prazo razoável.
Esteja presente nas mídias sociais e crie mecanismos para monitorar o que estão falando sobre você. Assim, se houver alguma insatisfação, dúvida ou sugestão, poderá responder rapidamente.
4. Tenha em seu site um motor de reservas
O motor de reservas consiste em uma seção no próprio site do hotel que permite ao cliente efetuar sua reserva de maneira direta, sem qualquer intervenção, a qualquer hora.
O motor de reserva ainda exibe as acomodações disponíveis nas datas desejadas, suas respectivas tarifas e a política do hotel. A política, por sua vez, inclui informações como cancelamento, horário de check in e check out, dentre outros.
Além disso, o hóspede pode fazer o pagamento e confirmar a reserva diretamente no site, sem qualquer necessidade de entrar em contato com uma pessoa específica.
O motor de reservas é uma facilidade e uma praticidade para o cliente, além de oferecer a segurança de estar fazendo a reserva na própria página do hotel. Facilidade inclusive para própria equipe, na medida em que permite que o site oficial venda sozinho.
5. Esteja presente nos canais de venda on line
Um estudo promovido pela empresa de consultoria Mapie em parceria com a PhoCusWright concluiu que os clientes, em regra, dão preferência para as OTAS (agências de viagem online), tanto para as viagens a trabalho como a lazer. Podemos citar: Booking, Decolar, Mala Pronta e a Expedia, entre muitas outras.
Ainda de acordo com o estudo, o principal motivo dessa preferência é a possibilidade de comparar o custo-benefício de cada hotel. E, em segundo lugar, a oportunidade de ler os comentários de outros clientes.
Com a comparação e com a leitura dos comentários, o cliente tem uma visão mais realista, pois já sabe dos defeitos e das qualidades apontadas por outros consumidores e se vale pagar pelo valor cobrado.
Não deixe de se inscrever em, pelo menos, uma OTA. Você aumentará a visibilidade e atrairá mais hóspedes.
6. Tenha um software que integre o seu sistema de gestão às reservas online
Se você já tem em seu site um motor de reservas e já está presente nas OTAs, é hora de contar com um software que integre esses recursos ao seu sistema de gestão hoteleira.
A integração é importante para impedir erros no sistema, como a reserva de uma mesma acomodação por meio de canais de venda distintos — uma pelo motor de reservas e a outra pelo Booking, por exemplo —, assim como a venda além da capacidade do hotel (overbook).
Necessária também para que a gestão se mantenha atualizada quanto às reservas, podendo se preparar de acordo com o número de pessoas que irá receber.
A integração promovida por um software especializado para hotéis e pousadas otimiza as vendas pela internet e garante a organização de todo o processo. Mais uma vez, vale a pena se valer dos recursos tecnológicos disponíveis.
Revelados estes 6 segredos para vender mais pela internet, basta aplicá-los para garantir o aumento do número de reservas em seu hotel ou sua pousada!
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