Hoje em dia, graças à internet, assuntos importantes são resolvidos de forma quase instantânea. E o seu hóspede também quer contar com essa facilidade na hora de fazer sua reserva online de hospedagem, não acha?
No mundo da web, diversos fatores fazem com que o seu estabelecimento seja, dentre tantas opções disponíveis, o escolhido. E um dos fatores que contribuem significativamente com o sucesso do seu hotel é estar presente nos principais sites de busca e reserva online.
Neste artigo, vamos explicar por que isso é importante, como funcionam as buscas e como se colocar atrativamente para o cliente. No final, falaremos um pouco sobre as principais alternativas de sites. Vamos lá?
Por que seu hotel deve ter um sistema de reservas online?
Como já dissemos na introdução, atualmente os viajantes não querem entrar em contato telefônico com cada um dos hotéis de seu próximo destino de viagem para perguntar qual o valor da hospedagem, onde fica o empreendimento, o que ele oferece na diária etc.
Seu hóspede vai pesquisar na internet, comparar simultaneamente diversas opções e, assim, encontrar a melhor para ele. Este motivo é o principal para que você não fique de fora das reservas online. Já ouviu a frase: “quem não é visto não é lembrado”? Pois bem, hoje em dia os hotéis são vistos pela internet — e é lá que o seu negócio será lembrado e contratado!
Se o seu empreendimento estiver presente nos principais sites de reservas online, você terá uma excelente divulgação do seu produto e otimizará suas reservas, sem precisar se esforçar mais ainda para que tudo isso aconteça. Os resultados aparecerão em pouco tempo.
Como obter melhores resultados?
A primeira impressão é a que fica! Sendo assim, o primeiro contato do seu futuro hóspede com o seu hotel se dará por meio de fotos e descrições da hospedagem. Portanto, capriche nas descrições e coloque a maior quantidade possível de informações — tome cuidado, porém, para não ser repetitivo.
Nas fotos, priorize os melhores ângulos, mas preserve as dimensões e seja realista em relação à vista da janela, por exemplo. Dessa forma, quando o seu cliente entrar no local que ele reservou, não se decepcionará ou avaliará mal o seu hotel. Portanto, valorize ao máximo o seu produto, mas sem deixar de mostrar o real.
O preço é um fator bastante relevante para muitos turistas que buscam por hotéis. No entanto, o valor também pode ser uma excelente forma de selecionar os seus hóspedes. Portanto, na hora de definir quanto valem as diárias, o indicado é ter uma boa estratégia de marketing.
Quais são as principais opções de sites?
Agora vamos falar um pouco sobre as duas principais opções para fazer reservas online hoje no Brasil: Booking.com e Decolar.com. Abordaremos, também, o site de buscas de hotéis Trivago. Cada um dos endereços tem o seu diferencial para conquistar o mercado. Vejamos:
Booking.com
Um dos maiores e mais conhecidos sites de busca e reservas online do Brasil e do mundo, o Booking.com promete oferecer as melhores alternativas de hospedagem, conforme as palavras da própria empresa: “apartamentos, casas de temporada, cama e cafés, Resorts 5 estrelas, casas na árvores e até mesmo iglus.”
No Booking.com, o viajante fará a pesquisa de hotéis indicando o destino ou o nome do estabelecimento e a data em que pretende se hospedar. Logo após, serão colocados os filtros principais: quem são os hóspedes, qual a idade das pessoas, quantos quartos serão ocupados e o motivo da viagem.
Há filtros mais detalhados, que serão inseridos deste momento em diante. Ou seja: o turista poderá comparar uma quantidade infinita de opções, analisando diversos fatores, como localização, avaliações, itens que a hospedagem oferece e, é claro, o preço.
Em relação ao pagamento da reserva, você pode definir se o interessado deve quitar o valor total (ou um percentual) por meio do próprio Booking.com ou diretamente no hotel. Existem várias alternativas e, com certeza, uma delas será atrativa tanto ao seu hóspede quanto a você.
Decolar.com
Este site de reservas online tem um grande diferencial: vender passagens aéreas de todas as companhias e as atrelar à reserva de hotéis, no período indicado da estadia. No Decolar.com, o sistema de buscas e a aplicação de filtros é bastante semelhante ao do Booking.com.
A vantagem é poder não definir a data para a viagem e, a partir daí, acompanhar pelo sistema quando é a melhor época para visitar o destino escolhido. Além disso, é possível montar combos de ofertas.
Você pode, por exemplo, incluir: passagem aérea, hospedagem, aluguel de carros, compra de ingressos (inclusive da Disney), transfer hotel/aeroporto/hotel, aluguéis de temporada e, até mesmo, pacotes completos de viagem, seguro, passagens de ônibus ou cruzeiros.
A promessa do site é que, quanto mais produtos forem adquiridos em conjunto, maior será o desconto aplicado no pacote. Portanto, o objetivo é fidelizar o viajante e fazer com que ele adquira um número maior de itens ou serviços no mesmo lugar.
São cobradas taxas por esses serviços, mas, de forma geral, as vendas de passagens aéreas são bem vantajosas (e sempre aparecem promoções atrativas). Esse detalhe é o que alavanca o número de interessados que realizam buscas diárias no Decolar.com.
Trivago
A estratégia de marketing do Trivago é mostrar o maior número de hotéis em um mesmo site e oferecer o melhor custo/benefício. A pessoa tem uma experiência completa de hospedagem — e o melhor: por um preço menor do que se fosse pesquisar em outro buscador.
O lema da empresa é: “encontrar seu hotel ideal pelo preço mais baixo”. Mas o Trivago não é um site de reservas online (trata-se apenas de um buscador de opções). Quando um futuro hóspede escolher o seu empreendimento e clicar em “ver oferta”, será direcionado ao Booking para finalizar a reserva.
Muitos viajantes não percebem essa diferença de funcionamento, mas seu hotel poderá ser encontrado pelo Trivago porque ele é exclusivo para esse tipo de estabelecimento. Já no Booking, como vimos acima, é possível acessar até iglus, casas de temporada etc.
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