Hoje, todos os tipos de estabelecimentos de hospedagem — como hotéis, pousadas, hostels e resorts — têm buscado meios de estar sempre atualizados e ser capazes de manter um contato mais direto com o cliente, por meio do bom uso de redes sociais como Instagram, Facebook, Foursquare, TripAdvisor, entre outras.
Atualmente, a rede mundial de computadores é utilizada por mais de 3 bilhões de pessoas, sendo que um quinto da população mundial utiliza as plataformas sociais. Por conta dessa larga utilização da internet, diversos mercados se expandiram e, entre eles, está o setor hoteleiro.
Apesar disso, muitos estabelecimentos do ramo ainda não contam com as vantagens da utilização do marketing digital em seus negócios, ignorando a alta relevância dessas plataformas sociais para o setor.
Portanto, reunimos a seguir algumas informações a respeito dessa forte tendência, além das principais dicas sobre como utilizar as redes sociais a favor do seu negócio. Confira!
Como as redes sociais podem ser aliadas dos hotéis?
1. Escolha a rede social correta
Hoje, quando falamos em redes sociais, é comum que as pessoas pensem primeiramente no Facebook e no Instagram. Apesar disso, existem diversas outras plataformas do tipo, como Twitter, Foursquare, Tumblr e Pinterest, por exemplo.
A vantagem aqui é que todas elas podem ser utilizadas pelas empresas, a depender do público e da proposta da companhia.
Para que se possa fazer um marketing mais eficiente, é fundamental procurar saber qual a melhor rede social para alcançar seu público e quais recursos cada uma delas disponibiliza.
Faça pesquisas e converse com os clientes, buscando saber se o público gosta da versatilidade das publicações no Twitter, se prefere assistir a vídeos no YouTube ou a centralização de recursos que o Facebook oferece.
A partir do momento em que se tem um norte sobre qual rede utilizar, não é preciso necessariamente optar por apenas uma delas. É possível fazer uma combinação das que são mais utilizadas pelo público. A regra, a partir daí, é se certificar de que os perfis sejam atualizados frequentemente.
2. Crie conteúdo para a página
Se, após as análises, foi decidido optar por uma página no Facebook, não se esqueça de atualizá-la com frequência. Uma conta desatualizada transmite a ideia de abandono, desinteresse e pouco profissionalismo, portanto, se sua empresa decide investir no marketing digital, tenha a certeza de que a página será frequentemente alimentada com um conteúdo atualizado para os seus seguidores.
É importante ter imagens do estabelecimento, mostrando pontos como quartos, piscina, salões e outros locais importantes. Além disso, faça a divulgação de promoções, opiniões, notas e vídeos publicitários do seu estabelecimento, mantendo a página sempre atualizada.
3. Ouça os seus clientes
Hoje, as redes sociais se tornaram grandes meios de comunicação entre as companhias e seus clientes, e isso não é diferente no setor de hotelaria. Por meio de chats privados ou comentários em postagens, o seu público poderá fazer contato e é de grande importância respondê-los.
Para tal, deve-se sanar dúvidas, apresentar soluções e estar atento a possíveis reclamações, fornecendo um feedback útil.
As redes sociais são um recurso que ajudará na criação de um diálogo mais aberto com o cliente e fará com que o público se sinta mais ouvido e bem atendido, mostrando que a empresa entende que a opinião deles é, de fato, relevante para o sucesso do negócio.
Por que as redes sociais são tão relevantes para os negócios?
As redes sociais têm crescido em número de usuários na última década. Isso significa que realizar vendas por essas plataformas é uma grande tendência para a grande maioria dos setores, incluindo a indústria hoteleira, que pode vender mais e estar mais próxima de seus clientes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela E-Bit — empresa que faz pesquisas para medir a reputação de lojas virtuais —, o comércio eletrônico, que também abrange as redes sociais, obteve um faturamento que atingiu os R$ 14,8 bilhões, no ano de 2010.
Esse faturamento foi responsável pelo crescimento de 40% em relação ao registrado um ano antes, que foi de R$ 10,6 bilhões, aproximadamente.
Que boas práticas podem ser adotadas pelos hotéis nas redes sociais?
As redes sociais são bastante úteis na divulgação de promoções, no melhor entendimento do perfil do cliente e na fidelização do público. Entretanto, sua empresa não conseguirá destaque e nem visibilidade nessas plataformas se não trabalhar com boas práticas que favoreçam tal crescimento.
Assim, reunimos a seguir algumas das principais dicas para hotéis nas redes sociais, que certamente ampliarão o número de reservas no seu hotel:
1. Utilize boas imagens
No marketing hoteleiro, imagens bonitas, bem enquadradas e em boa resolução são fundamentais para atrair a atenção do público.
Atente-se frequentemente às imagens existentes na sua página, investindo sempre em fotos atualizadas e de qualidade, mostrando a infraestrutura e atividades oferecidas pelo hotel, além da região onde ele está localizado.
Também é recomendado manter um visual coerente nas imagens que forem publicadas. Além de colocar a marca da sua empresa, mantenha um padrão para que, quando o visitante ver a imagem, ela seja associada à sua empresa.
2. Mostre mais sobre os bastidores
Cenas de bastidores mexem com a curiosidade e o interesse das pessoas, e isso pode ser aproveitado pela estratégia do seu hotel.
É útil, nesse caso, publicar imagens sobre o que acontece na cozinha, sobre o processo de arrumação dos ambientes ou, ainda, apresentar a equipe que é responsável por cuidar de tudo que é especial para os hóspedes.
3. Mantenha o foco no público
É fundamental que o conteúdo compartilhado seja de interesse do público, de modo a gerar mais ações interativas, como curtidas, comentários e compartilhamentos.
É preciso estar ciente de qual tipo de publicação é melhor e quais assuntos mais despertam a atenção dos seguidores da página.
Nesse momento, considere questões como o tema postado, a adequação das imagens e até mesmo o horário das postagens. Coloque-se no lugar do usuário e pergunte para você mesmo se seguiria a sua própria página.
4. Não demore para responder os comentários
Esteja sempre atento às notificações da página, observando interações como mensagens inbox e dúvidas levantadas na seção de comentários, já que os usuários enxergam esses canais como meios de obter respostas rapidamente.
Provavelmente sua empresa já conta com alguém responsável por monitorar esses meios, para gerar interação e engajamento com o cliente. Caso haja uma demanda diária de respostas muito grande, opte por responder primeiro às questões mais urgentes.
5. Responda também aos comentários negativos
Ainda que seu estabelecimento ofereça um ótimo serviço, ele não está livre de críticas e comentários negativos por parte de clientes insatisfeitos.
Para ajudar a reverter esse quadro, sua empresa pode responder às interações negativas. Apresente o posicionamento da empresa sobre determinada situação, mas sendo sempre gentil com aquele que fez a crítica.
Sobre isso, é importante estar atento ao que acontece no TripAdvisor, o principal canal de comunicação para o ramo hoteleiro, que já possui mais de 500 milhões de avaliações de estabelecimentos de hospedagem.
Curtiu conhecer essas dicas de como fazer um bom uso de redes sociais para promover seu hotel? Conhece mais alguma dica importante? Compartilhe conosco e com nossos leitores deixando um comentário!