Já houve um tempo em que a tecnologia era apenas uma curiosidade para os hóspedes dentro do setor hoteleiro, sinal de conforto e praticidade. Mas, o que já foi uma vantagem competitiva, hoje se tornou uma obrigação.
Em um mercado no qual concorrentes disputam a atenção de um público que muda de opinião e busca novas experiências o tempo todo, a inovação tecnológica saiu de seu papel mais superficial para se tornar uma fonte fundamental de redução de custos e posicionamento estratégico.
Entenda por que e como ideias e ferramentas inovadoras podem te ajudar a se manter e crescer no mercado:
A relação entre inovação e redução de custos
Muitas empresas do setor hoteleiro resistem à inovação por pensarem que a automação pode prejudicar o contato pessoal no atendimento ao hóspede. A grande diferença de agora para alguns anos atrás é que essa simples hesitação pode se tornar a diferença entre crescer ou estagnar.
A verdade é que, se por um lado o público busca essas novas experiências que sistemas inovadores podem lhe trazer durante a estadia, apostar em inovação é uma forma de reduzir custos operacionais.
E por que é tão importante essa economia? Não é uma questão apenas de saúde financeira, é um motivador estratégico para qualquer empresa. Otimizar a operação diminui o peso de tarefas rotineiras nos ombros dos funcionários, agiliza o atendimento ao hóspede e ainda aumenta o seu capital de giro para aproveitar novas oportunidades de mercado.
Ou seja, inovar hoje é ganhar em duas pontas: ter uma operação mais enxuta para se adequar aos movimentos do mercado e ter funcionários menos sobrecarregados, podendo atender ao cliente com mais atenção e rapidez, proporcionando uma melhor experiência de hospedagem.
As dicas para colocar a inovação em prática na empresa
Se é tão importante inovar para competir no topo do mercado, por onde começar? Existem algumas atitudes que um dono ou gerente hoteleiro precisa tomar de imediato para começar a aplicar uma filosofia de inovação dentro do seu negócio:
Aposte em sistemas integrados
Esta primeira dica deve ser prioridade em todo o tipo de empresa do setor hoteleiro, para quem pretende o mínimo de mobilidade e atender às novas demandas de mercado.
Sistemas integrados são a base para a inovação e a redução de custos operacionais. Com um bom software especializado, é possível unificar toda a coleta e análise de dados de performance, gerenciar estadias e ocupação de quartos, além de atender com rapidez e facilidade a qualquer questão ou reclamação levantada por clientes.
A centralização de controle operacional é o primeiro grande passo para economizar porque ele elimina imediatamente uma série de processos e retrabalhos e ainda ajuda o responsável a ter uma visão mais ampla da saúde financeira do empreendimento.
Use aplicativos como solução
Os aplicativos hoje são excelentes complementos aos sistemas integrados de gestão. Com uma boa solução, é possível criar um ambiente único para todos os funcionários e colaboradores trabalharem em sincronia onde quer que estejam.
O aplicativo pode ser usado, por exemplo, para enviar alertas, preenchimento de relatórios, organização de tarefas e outros processos administrativos. Quanto menos tempo um gerente precisa para organizar e se comunicar com os funcionários, menor é a perda de tempo na operação. E, como você sabe bem, qualquer tempo de trabalho economizado vira uma grande economia no fim do mês.
Automatize processos em toda a cadeia operacional
Falando em economizar tempo, uma forma de inovar é estudar a aplicação de tecnologia em cada processo administrativo e operacional dentro da empresa.
Desde a gestão dos pontos dos funcionários até a conta do que o cliente consumiu, por menor que seja um processo, busque formas de torná-lo automático. É assim que, no futuro, você terá tempo e dinheiro para crescer.
Invista em Internet das Coisas
A grande aposta para mercados de todos os setores nos próximos anos é o uso de dispositivos inteligentes — objetos eletrônicos que se conectam a um sistema integrado para automatização de seu uso.
No setor hoteleiro, a tecnologia já vem sendo muito utilizada em termostatos controlados por aplicativo, fechaduras com controle e segurança remotos e até cardápios eletrônicos para serviço de quarto.
Buscar investir nesse tipo de solução pode parecer um gasto desnecessário agora, mas pode significar uma grande economia em processos ainda a curto prazo, além de te preparar para atrair um público mais exigente no futuro.
Inove no atendimento ao cliente
No fim, todas essas inovações têm como objetivo melhorar a experiência da estadia dentro do seu empreendimento. A tecnologia não é só uma ferramenta de economia em processos de gestão, mas também uma forma de melhorar o seu atendimento.
Com um bom serviço focado no cliente, seu negócio se torna mais valorizado, você pode aumentar seu tíquete médio e ainda ganha uma base fidelizada quando o mercado passar por momentos de crise.
O ciclo que nunca termina
Ou seja, a economia em processos e gestão se transforma em uma melhor experiência para o hóspede, que se transforma em novas oportunidades de mercado. Esse é o ciclo de inovação que uma empresa no setor hoteleiro precisa criar para se manter relevante no mercado.
Isso mesmo, um ciclo. Com a velocidade com que as regras mudam atualmente, não é mais possível inovar de vez em quando ou fazer grandes renovações em períodos espaçados.
Inovar deve ser tratado como uma filosofia de gestão, do dono da empresa até o estagiário. Novas soluções surgem todos os meses e você deve estar pronto para implementá-las assim que se tornarem viáveis e mostrarem um ganho realmente significativo para a operação.
A inovação é o caminho hoje não só para a redução de custos, mas para aproveitar essa economia de forma realmente estratégica. Com menos processos, mais produtividade e maior capital, qualquer empresa no setor hoteleiro tem a capacidade de brigar na ponta pelo interesse do público.
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