Os benefícios garantidos pelas inovações tecnológicas nos hotéis não visam apenas evitar as filas na recepção. Mais do que isso, tais recursos — como o check-in online para hotéis — permitem antecipar alguns procedimentos via web para proporcionar um melhor atendimento ao cliente.
Entre outros benefícios, esses serviços otimizam o tempo dos hóspedes. Tanto que a maioria dos viajantes aprova essa modalidade de check-in porque ela torna a vida deles bem mais simples e prática.
Mediante isso, selecionamos algumas vantagens que justificam a adesão ao web check-in. Confira, então, como essa ideia pode ser um importante diferencial para captar, reter e conquistar novos hóspedes. Boa leitura!
Como funciona o web check-in?
Sumariamente, o check-in online envolve o fornecimento das informações pessoais mais importantes dos hóspedes no momento de confirmação da reserva. Todavia, os procedimentos desse check-in podem variar de um estabelecimento para outro.
Não raro, as regras podem ser diferentes, especialmente para apartamentos ou pousadas cujo perfil de usuário varia bastante. Por isso, todas as informações — que influenciam a decisão do hóspede — devem constar claramente no contrato de serviços.
Assim, o seu hotel precisa estabelecer regras claras para a realização do check-in online. Igualmente relevante é destacar a necessidade de apresentar os mesmos documentos de identificação — utilizados na web — no ato da chegada ao hotel.
Em geral, essa modalidade de check-in está em alta e pode melhorar a experiência do usuário. Para quem viaja o tempo todo, contar com essas facilidades é essencial.
Mediante as vantagens do serviço, optar pelo web check-in permite que os viajantes tenham algo a menos com o que se preocupar.
Vale salientar que os serviços de check-in online para hotéis são direcionados para aqueles hóspedes mais habituados às inovações tecnológicas. São consumidores que valorizam agilidade e rapidez em tudo o que fazem.
Nesse contexto, priorizar a qualidade nesses serviços possibilita a atração e a fidelização de novos clientes. Mais do que isso, viabiliza mais chances de construir uma imagem positiva de sua marca e de fortalecer o seu negócio.
No entanto, quem atua na gestão hoteleira deve estar atento a um importante fator: ainda que o web check-in seja vantajoso e esteja em alta, é preciso manter o chek-in tradicional, principalmente para quem ainda não se rendeu às inovações da era digital.
Logo, a opção pelo check-in online para hotéis vai além de uma simples adequação tecnológica. É necessário manter uma equipe bem treinada e preparada para atender aos diversos perfis de usuários que procuram o seu estabelecimento.
Quais os benefícios do check-in online para hotéis?
Adotar essa modalidade de atendimento é importante em vários aspectos — o uso do web check-in resulta em vantagens tanto para o estabelecimento quanto para os clientes. Nesse sentido, utilizar check-in online para hotéis é um diferencial importante porque permite:
1. Adequar o hotel às demandas do mercado
No universo corporativo, a gestão hoteleira precisa buscar estratégias que sinalizem maiores possibilidades de modernizar a empresa e de se adequar às exigências do mercado.
Oferecer esse tipo de serviço — por meio de ferramentas adequadas — coloca o seu hotel em chances iguais de captar os mesmos clientes que as gigantes da rede hoteleira.
2. Aumentar a satisfação do hóspede
Quando um cliente tem a oportunidade de avaliar um serviço utilizado, o primeiro ponto de análise é o nível de experiência que ele obteve. Assim, utilizar web check-in facilita a vida do seu hóspede, otimiza o tempo dele e sinaliza mais chances de elevar o grau de satisfação com os serviços utilizados.
3. Proporcionar eficiência e rapidez ao atendimento
Imagine um indivíduo que viajou o dia todo de avião, enfrentou filas e escalas, táxis e engarrafamentos para, finalmente, chegar ao destino. Nessas condições, qual o nível de disposição — e de empatia — para enfrentar uma fila ou preencher formulários de check-in tradicionais?
Essa é uma realidade muito comum, principalmente para quem viaja a trabalho e, por isso, aprendeu a valorizar cada segundo de tempo economizado para descansar e relaxar. Logo, proporcionar rapidez e eficiência na chegada ao hotel pode influenciar bastante a satisfação do hóspede.
4. Facilitar o trabalho da recepção
O uso do check-in online para hotéis facilita o trabalho da recepção ao tornar as tarefas bem mais simples e rápidas. Como o cliente já fez o web chek-in, basta apenas pedir que ele apresente os documentos utilizados no preenchimento do formulário online para conferir os dados.
5. Promover o marketing estratégico
Essa modalidade de check-in pode ser utilizada também para campanhas de marketing direto. Para isso, procure analisar as informações constantes no formulário do cliente e observe as preferências dele. Diante desses dados, é possível direcionar um marketing estratégico e personalizado.
Quais os principais requisitos do check-in online?
Para maior segurança no check-in online, a gestão deve focar em medidas que estabeleçam direitos e deveres para ambas as partes. Assim, as principais informações que devem constar no contrato de prestação de serviços precisam versar sobre os seguintes pontos:
Documentação exigida
Na admissão, o hóspede deve fornecer documentos de identificação oficial válidos em todo o território nacional. Ao hotel, reserva-se o direito de copiar e de guardar esses dados. Em linhas gerais, apenas um hóspede por quarto registra a entrada. Aos demais, basta apenas a identificação.
Forma de pagamento
Os estabelecimentos também podem exigir dos hóspedes a antecipação de um percentual do valor total da reserva durante o procedimento de check-in online. Para facilitar a efetivação da reserva — e aumentar as chances de vendas —ofereça diversas formas de pagamento. Essas condições precisam ser claras para o consumidor.
Política de reservas
Informe ao usuário todas as condições e serviços oferecidos pelo seu estabelecimento a fim de dirimir eventuais dúvidas que possam comprometer a imagem de sua empresa.
Deixe claro detalhes sobre a infraestrutura do hotel, os horários para entrada, a política de atrasos, as taxas cobradas por serviços extras — como transfer para aeroportos — e tudo o que envolve a política da gestão de reservas.
Como visto, o uso do check-in online para hotéis tem sido uma excelente estratégia para melhorar a experiência do usuário e aumentar a demanda. Trabalhar com essa modalidade de serviço pode elevar a qualidade do atendimento, atrair clientes para o seu hotel e potencializar os negócios.
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