Conhecer a influência da psicologia das cores na arquitetura de hotéis a fim de melhorar o visual do ambiente pode trazer resultados bem significativos. Esse tipo de marketing atinge diretamente a emoção do cliente, influencia as decisões e melhora a conversão de vendas.
Mediante a concorrência cada vez mais acirrada, os gestores de hotéis precisam investir em recursos que representem mais chances de potencializar os negócios.
Nesse sentido, veja como a psicologia das cores influencia o modo de atrair e fidelizar clientes, e como essa estratégia pode maximizar o seu faturamento. Boa leitura!
Afinal, o que é e como funciona a psicologia das cores?
A Psicologia é uma ciência fantástica, abrangente e muito poderosa. Por ter como base o estudo do comportamento humano, por meio dela é possível explorar práticas de marketing hoteleiro e melhorar a gestão de reservas.
O sucesso dessa tática exige a compreensão dos fatores que mais influenciam as escolhas dos hóspedes durante o processo de reserva. E isso independe da modalidade ou do canal de comunicação utilizado por eles.
Isso porque a Psicologia possibilita manipular o subconsciente de seu potencial cliente, e esse é um dos grandes diferenciais que garantem o êxito de uma campanha de marketing hoteleiro.
Afinal, quando os critérios racionais de valoração, qualidade, infraestrutura e localização são adequadamente atendidos, a decisão final do hóspede será o resultado do apelo emocional.
Nesse contexto, a psicologia das cores exerce um papel determinante para despertar os sentimentos no consumidor. A cor pode atrair a atenção, relembrar momentos especiais e criar um clima favorável à compra.
Por que utilizar a psicologia das cores na arquitetura dos hotéis?
Para o bem-estar e conforto de seu hóspede, a decoração do quarto de hotel ou pousada não pode se limitar apenas ao tipo de tecido, mobiliário e uma cor qualquer. É necessário entender a razão de escolher determinados tons e diferentes nuances.
Cada tonalidade empregada causa um efeito especial — de modo consciente ou não — sobre a percepção humana. O primeiro contato com as cores de um ambiente desperta sensações subjetivas, simbólicas, associativas, saudosistas, sinestésicas e emocionais.
Geralmente, as cores aplicadas em hotéis não têm grandes contrastes, mas são mais simples e objetivam fazer descansar, acalmar e tranquilizar os viajantes.
Alguns estabelecimentos até optam pelos tons mais quentes e alegres, sobretudo em acomodações perto de praia. Já os tons neutros, suaves e equilibrados são mais utilizados próximos ao campo.
No entanto, acomodações em regiões urbanas sugerem o uso de cores que estimulam a concentração, disciplina, obediência e responsabilidade. Isso é fundamental para atender à expectativa do cliente de acordo com o objetivo de sua viagem.
Quais são as cores que influenciam os resultados de vendas?
Veja algumas dicas sobre a psicologia das cores, que pode causar um efeito de energização positiva, tornar a estada em seu hotel mais aprazível, direcionar o marketing estratégico e ainda aumentar o seu faturamento. Confira!
Azul
A essência da cor azul se relaciona com a tranquilidade e muita harmonia. O azul escuro está mais voltado para a sabedoria e intuição. Geralmente, essa cor é bem utilizada em quartos, bibliotecas e locais para meditação.
Por sua vez, o azul claro — principalmente o azul bebê — promove a espiritualidade, a juventude e estimula a paz.
Amarelo
Essa cor representa a riqueza e a nobreza. Psicologicamente, estimula a memória, o intelecto, a concentração e favorece a comunicação. Além disso, atrai boas energias para o ambiente.
Branco
Considerada a cor da pureza, o branco representa a limpeza e a frieza. Porém, essa cor está bastante associada à noção de paz. Pode ser aplicada em qualquer local, mas é bom misturá-la com outras cores, já que sozinha pode adquirir um efeito negativo.
Cinza
É a tonalidade resultante da mistura das cores opostas: preto e branco. O cinza simboliza austeridade, equilíbrio e pode ser utilizado de formas variadas.
Ao mesmo tempo que essa cor parece ser triste, ela representa modernidade, seriedade e elegância. Os tons de cinza divergem de acordo com o grau de dominância do preto ou do branco, e podem ser combinados entre si ou com cores mais vivas.
Laranja
Essa é a cor da criatividade, da coragem e da alegria. As pessoas sinestésicas gostam dessa cor pela sensação de energia positiva que ela sugere. Além de estimulante, o laranja é agradável aos olhos e torna o ambiente energizado positivamente.
Preto
A cor preta está associada à água. Apesar de estar ligada a esse elemento, ela não tem a leveza e a naturalidade conferida por ele. Logo, essa cor deve ser aplicada com bastante cuidado. Sua energia também estimula o intelecto e o lado espiritual, e ainda remete sofisticação ao ambiente.
Em excesso, essa cor pode tornar o local triste e sombrio. O ideal é usar o preto na combinação clássica com branco ou com tons vivos para deixar o ambiente mais sofisticado e moderno.
Vermelho
O vermelho é a cor da paixão, da força e da energia. Ela transmite bastante vitalidade e calor aos mais variados ambientes. Além disso, a força imposta por essa tonalidade aumenta a autoestima das pessoas nos locais que frequentam.
Ligada ao elemento fogo, essa cor é uma das mais estimulantes. Geralmente é utilizada para decorar acomodações utilizadas por casais apaixonados ou em datas especiais. A combinação com nuances mais claras ou com branco sugere charme e elegância ao ambiente.
Rosa
Os tons rosados sempre representaram romance, doçura, amor e ternura. Por ter branco em sua composição, o rosa é uma cor pura e traduz uma suave energia. Geralmente, essa tonalidade está relacionada a locais delicados e femininos.
Verde
Essa é a cor da harmonia e está intrinsecamente associada à vida, à natureza e ao crescimento. Como essa cor também estimula a esperança, ela atenua as emoções negativas e acalma o sistema nervoso.
Devido à relação do verde com energia positiva, o ideal é que seja aplicado em quartos de crianças, adolescentes e jovens. Também é ideal para compor a decoração externa dos hotéis: quando combinado com tons claros, acentua a beleza das flores e dá mais vida aos jardins.
Logo, priorizar a criação de um ambiente naturalmente atrativo e pacífico é essencial. Igualmente relevante é combinar as cores para promover elegância e aconchego. Isso facilita a atração do público-alvo para aumentar a demanda de seu hotel.
Percebe-se, por fim, que o uso da psicologia das cores na arquitetura de um hotel representa maiores possibilidades de melhorar a experiência do hóspede e de conquistá-lo. Dada a importância dessa estratégia de marketing, ela pode assegurar o fortalecimento de sua marca e a continuidade dos negócios.
Gostou deste artigo? Então, acompanhe nossos conteúdos exclusivos pelas redes sociais. Estamos no Twitter, YouTube, LinkedIn, Facebook, Google+ e Instagram. Esperamos por você!