Sinônimo de muitos turistas e dinheiro circulando, a alta temporada em hotéis é um momento crucial para testar o bom funcionamento de seu negócio, não é mesmo? A onda de clientes pode tanto deixar os hoteleiros animados quanto intimidados — de um lado, há as reservas esgotadas, mas, de outro, a pressão por um bom serviço é bem maior.
Por esse motivo, é necessário estar preparado o suficiente para recepcionar bem seus clientes, pois, caso contrário, a percepção do hotel acaba sendo prejudicada.
Neste artigo, vamos apresentar 5 dicas para garantir que seu hotel apresente ótimos resultados durante as épocas de maior movimento. Continue a leitura para descobri-las!
1. Faça uma revisão geral de preços
Rever os dados de quantidade de hóspedes e lucros do ano anterior pode ser uma ótima ajuda para precificar suas opções de pacotes de hospedagem e quartos disponíveis. Além disso, auxilia na otimização de disponibilidade por meio de canais de distribuição.
Lembre-se de que é importante levar em conta os competidores à sua volta, bem como outros fatores que podem ter impacto direto nos valores praticados — como grandes eventos — e garantir que sejam competitivos e compatíveis com o mercado.
É de bom tom considerar uma restrição no que diz respeito ao tempo de hospedagem e estabelecer um limite mínimo e máximo de dias para os hóspedes ficarem em seu estabelecimento.
Na alta temporada, por exemplo, você pode aceitar reservas de longa duração e rejeitar as mais curtas. Dessa maneira, é possível controlar a demanda durante os períodos mais movimentados e aumentar a taxa de ocupação na baixa temporada.
2. Tenha um planejamento de marketing
Baseie sua preparação tanto em pesquisas internas quanto nas externas para determinar os interesses de seus hóspedes em potencial, então integre seu plano às redes sociais.
Sabemos como essas são importantes fontes de consulta para clientes e o tamanho do impacto que exercem em suas escolhas, não é verdade?
Atualize o conteúdo de seu website e, então, compartilhe-o pelas mídias de seu hotel para que os serviços oferecidos tenham maior alcance entre os possíveis hóspedes.
O ideal é criar posts sobre o estabelecimento e sua localização e conectá-los a outros conteúdos que sejam relevantes em seu site. Além disso, produzir conteúdo com mais frequência na alta temporada — e que esteja relacionado a ela — é uma ótima maneira de marcar presença nas redes sociais.
Um diferencial é ter informações sobre os eventos locais em seu website, bem como posts com dicas sobre o turismo na região. Isso dá mais credibilidade à imagem do estabelecimento, pois demonstra conhecimento e preocupação com o local em que está inserido.
Uma boa dica para aumentar a divulgação é incluir os links das redes do hotel em materiais impressos e adicionar canais que possibilitem a interação com os turistas — como botões de compartilhamento e e-mails.
3. Fortaleça a relação com o cliente
Reveja os dados sobre seus hóspedes anteriores para conhecê-los melhor, pois é por meio dessas informações que você saberá de onde eles vêm — se são brasileiros ou estrangeiros —, seus perfis de viajante, hábitos de reserva e que tipo de serviço preferem.
Sendo assim, fica mais fácil utilizar estratégias de marketing de conteúdo que sejam mais eficientes, bem como criar pacotes e ofertas baseados nos interesses dos clientes.
Isso gera melhores resultados e coloca seu hotel em uma posição de destaque em relação a seus concorrentes. Consequentemente, a fidelização de hóspedes ocorre de maneira mais fluida e natural.
4. Realize pequenos reparos no hotel
Aproveite as reviews que clientes deixaram sobre o local em seu site e analise os detalhes apontados. Apesar de, em um primeiro momento, não parecerem importantes, no final das contas eles fazem muita diferença na experiência no hóspede.
Na maioria das vezes, é possível encontrar pedidos de melhoria que envolvem a estrutura do estabelecimento — como torneiras que vazam, canos entupidos, lâmpadas que não funcionam, cortinas e roupas de cama que já estão gastas.
Acredite, fazer a troca desses itens custa pouco, então, você pode aproveitar o movimento baixo para realizá-la e tornar o ambiente mais agradável para todos. Além disso, é possível analisar o que pode diminuir seus custos de operação.
5. Prepare sua equipe para a alta temporada em hotéis
Para que seu hotel opere de maneira eficiente, é preciso ter funcionários que estejam preparados para lidar com a alta demanda de serviços e hóspedes, além de atender necessidades que mudam numa velocidade muito alta.
Veja a seguir algumas sugestões para gerenciar seu time de maneira mais eficiente.
Comunique claramente seus objetivos
Uma boa comunicação é a chave para realizar um trabalho de qualidade em qualquer empresa, quanto mais em um ambiente agitado como o de um hotel em alta temporada. Portanto, estabeleça as metas e comunique-as de maneira clara para seus funcionários.
Faça reuniões periódicas e discuta suas ideias com todos eles, explicando a importância do papel de cada um. Aponte como é essencial que expressem sua opinião e suas dificuldades para que tenham um melhor desempenho.
Prepare treinamentos específicos
Você pode montar um exercício que simule situações difíceis comuns durante a alta temporada — como realizar a mudança de quartos e lidar com atrasos na limpeza e outros serviços de manutenção.
Aproveite o momento e reveja as políticas e os procedimentos do hotel durante a preparação para esclarecer eventuais dúvidas. Dessa maneira, todos se sentirão mais seguros para realizar suas funções.
Dê feedbacks
É essencial reconhecer as conquistas e habilidades de seus funcionários, pois, assim, eles ficarão motivados e trabalharão com mais energia. Além disso, o feedback é essencial para o crescimento profissional de cada membro de sua equipe.
Caso cometam algum erro, evite corrigi-los na frente de outros, prefira fazê-lo quando não houver ninguém por perto para evitar constrangimentos desnecessários.
Como haverá muito trabalho e correria, procure promover festas e encontros para que todos possam relaxar, socializar e se conhecer melhor. Você pode fazer um evento logo antes do início do trabalho e encaixar outras programações durante a temporada.
Contrate mais funcionários
Essa é uma dica básica e até óbvia, mas, se há mais trabalho, é necessário dispor de mais pessoas para que tudo seja feito de acordo com seus planos e evitar a sobrecarga de funções. É um bom momento para oferecer vagas temporárias.
Conseguir manter uma boa imagem, bom atendimento e um serviço de qualidade durante a alta temporada em hotéis exige muita responsabilidade e compromisso. Mas temos certeza de que nossas dicas serão muito úteis para que saiba lidar melhor com a pressão e firmar um nome de credibilidade no mercado.
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