Todo empreendimento hoteleiro, mesmo que pequeno, precisa pensar, planejar e investir na sua decoração. O cuidado com o design de interiores é muito importante para um hotel, pois o ambiente é um dos fatores que influenciam na decisão do cliente em relação a hospedagem. Um local bonito, agradável e confortável pode fidelizar o hóspede e contribuir para o seu retorno.
Para auxiliar você nesse processo, separamos algumas dicas relevantes para colocar em prática. Confira logo abaixo.
Afinal, qual a importância da decoração para um pequeno negócio?
Para um pequeno negócio, uma decoração planejada pode parecer dispensável. Porém, ao contrário desse pensamento, os hóspedes analisam muito o ambiente antes de reservarem sua acomodação. Segundo pesquisas recentes do Booking, para 73% dos viajantes brasileiros, uma linda decoração proporciona uma experiência mais marcante e 36% concordam que a decoração tem um peso fundamental na hora de escolher um hotel. Além disso, a decoração é mais importante do que a vista para 44% dos entrevistados.
Os dados do setor revelam a necessidade de zelar por ambientes com design, além de todo conforto e comodidade. Para montar uma decoração ideal, é preciso ter conhecimento sobre alguns pontos, como identidade do seu negócio e preferências gerais dos hóspedes. Listamos abaixo algumas dicas simples e essenciais para que você possa aplicar na decoração do seu pequeno hotel, porém é pertinente lembrar a importância de procurar um designer ou arquiteto de sua confiança para um projeto completo.
Confira 4 dicas simples e úteis para decoração do seu hotel
1 – Siga o posicionamento e identidade do seu negócio
O posicionamento do seu hotel é um princípio básico para a decoração. Saber qual imagem a empresa deseja passar é essencial para construção da aparência de cada ambiente. Nesse sentido, é importante ter uma identidade unificada em todo estabelecimento, por exemplo, o seu empreendimento está localizado no litoral e sua linguagem visual está envolvida com praia, natureza e afins. É possível utilizar cores, texturas, formas e objetos para ressaltar essa premissa, como aplicar uma tinta com textura de areia ou móveis de madeira maciça.
Há várias soluções simples, porém, é necessário alinhar bem o posicionamento e a identidade visual para que a decoração siga no mesmo caminho. Todos os elementos são importantes para o conjunto final. A atenção com cada detalhe é primordial para um bom resultado. Por exemplo, placas informativas escritas à mão ou impressas de qualquer forma não contribuem para apresentação do ambiente, você pode criar placas personalizadas com cor, tipografia e a marca do seu hotel. Uma atitude simples, mas importante para o todo. Esses pequenos cuidados auxiliam a transmitir mais credibilidade. Desse modo, fica evidente o quanto é fundamental manter uma similaridade em cada espaço do seu negócio, com pequenas ou grandes modificações.
2 – Iluminação é o segredo
A iluminação é recurso importantíssimo, tanto natural como artificial. Se for possível, preserve o máximo de entradas de luz nas acomodações, isso torna o ambiente mais acolhedor e aconchegante. Para 47% dos hóspedes brasileiros a abundância de luz natural é um fator indispensável para estadia, como informa a pesquisa do Booking.
Em relação às instalações que realmente fazem a diferença, a iluminação é importante para 6 em 10 viajantes. Com o intuito de ampliar esse aspecto, invista em uma iluminação artificial que adicione mais claridade nos pontos certos. Por exemplo, espelho com lâmpadas embutidas no banheiro, fitas de LED direcionadas para prateleiras e trilhos no teto para iluminar posições diferentes. O hóspede valoriza essas pequenas soluções, pois melhoram sua experiência, principalmente em questão da praticidade na hora de se arrumar.
Avalie o seu ambiente e escolha a melhor forma de trabalhar a luz, tanto natural como artificial. Com certeza, isso auxiliará na composição do local.
3 – Praticidade para limpeza
Cuidar da decoração do hotel é muito importante, mas é essencial também pensar na agilidade da limpeza. Um estabelecimento bem higienizado é o mínimo que o hóspede espera, então é crucial não falhar nesse aspecto. Por isso, busque soluções na decoração que sejam práticas, como cortinas fáceis de retirar e lavar, objetos leves para facilitar a limpeza na hora de tirar o pó, disposição dos móveis para simplificar a arrumação e demais situações. Fique atento e pondere essas questões na hora de montar o ambiente.
4 – Fornecedores de qualidade
A qualidade dos fornecedores é uma condição importante para vários setores, incluindo a decoração. Escolha parceiros que trabalhem com materiais resistentes e duráveis, visto que esses fatores são essenciais para compras de móveis ou objetos maiores.
O conforto também é um tópico indiscutível. Segundo as pesquisas do Booking, a cama é considerada o principal elemento analisado nesse quesito. Além disso, 31% dos hóspedes brasileiros buscam hospedagens ecologicamente corretas. Desse modo, procure empresas que apresentem um processo de produção ético e sustentável, com selos certificadores. Na hora de adquirir um item de decoração para o seu hotel, tenha em mente essas considerações, são pontos pertinentes para uma boa escolha.
Outras questões importantes
Para finalizar, confira outros resultados relevantes sobre a opinião dos hóspedes brasileiros em relação a decoração.
- Itens indispensáveis são referentes a conforto (54%) e um visual moderno (47%).
- A escolha do hotel pode ser influenciada por espaços abertos (42%) e vegetação (36%).
- Alguns dos elementos principais que impedem os viajantes de escolherem uma acomodação são móveis com aparência feia ou desgastada (55%), pouco espaço (50%), iluminação ruim (45%), espaço cheio de coisas (42%) e cama pequena (42%).
Fonte: Booking
Como vimos, a decoração é um tópico essencial para o seu hotel. É preciso cuidar dos pequenos detalhes e deixar tudo perfeito para receber os hóspedes.
Acompanhe o nosso blog para mais dicas direcionadas a pequenos empreendimentos hoteleiros. Conheça também o software da HMAX, trabalhamos com ferramentas para auxiliar na sua gestão.
Em breve novos conteúdos para você e o seu negócio.