Como todo empreendedor, quem trabalha com a gestão hoteleira enfrenta vários desafios diariamente. Por isso, para obter destaque e visibilidade em um mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível conhecer os erros mais cometidos nesse setor — e saber como evitá-los.
Muitos, por exemplo, não se preocupam com a comunicação dentro do hotel, ou não valorizam os feedbacks dos clientes e tratam a administração financeira com negligência. Todas essas são atitudes capazes de colocar a credibilidade de um negócio em risco.
Pensando nisso, se você deseja proporcionar uma experiência única aos hóspedes, além de fidelizar e atrair novos viajantes, continue lendo este artigo para descobrir quais são esses erros e como é possível evitá-los na sua gestão!
1. Negligência com os treinamentos de equipe
Todo empreendimento hoteleiro conta com uma equipe de colaboradores. Essas pessoas são fundamentais para garantir um tratamento diferenciado e de qualidade aos hóspedes, desde o momento da recepção no hotel até a hora do check-out.
Acima de tudo, é essencial que os seus funcionários tratem cada cliente com empatia, bom humor e paciência, mesmo nas situações mais desafiadoras. Justamente por isso, negligenciar os treinamentos e a capacitação do seu time é um erro capaz de trazer consequências graves para o seu negócio.
Vale ressaltar, inclusive, que cada vez mais os clientes desejam criar vínculos afetivos com as marcas por meio de suas experiências. Logo, ignorar a importância de uma equipe bem treinada é uma das maiores causas de quedas no desempenho do seu hotel.
2. Descuidos com a gestão financeira
Uma boa gestão hoteleira precisa passar por uma boa gestão de finanças. Assim como acontece em qualquer outro setor, o descuido com essa parte financeira de um hotel causa sérios prejuízos — ocasionalmente, até falências.
É indispensável, portanto, realizar um controle rigoroso das suas finanças. Isso passa pelo controle de estoque e a gestão de compras e reservas, bem como pela análise da influência da sazonalidade no desempenho das reservas de acomodações.
Dessa forma é possível, por exemplo, identificar despesas desnecessárias com o intuito de alocar recursos em ações de maior relevância para o sucesso do hotel. Em outras palavras, além de garantir as contas em dia, você terá capital para investir continuamente no seu negócio.
3. Desprezo pelos feedbacks
A palavra do cliente que visitou o seu estabelecimento é a melhor ferramenta para promover as mudanças necessárias ao sucesso do seu empreendimento. Mesmo assim, alguns hotéis ainda desprezam esses feedbacks — e, por consequência, acabam perdendo visibilidade no mercado.
Na verdade, isso é até mais importante do que boa parte dos empresários do ramo imagina. Esse tipo de retorno dos hóspedes indica a você quais são as suas preferências e necessidades, além de serem uma oportunidade para se pensar sobre melhorias em setores que, muitas vezes, você nem cogitaria.
Isso pode ser realizado por meio das tradicionais pesquisas de satisfação — uma estratégia de baixo custo, mas grande eficiência para quem deseja acertar nesse ponto. Seja como for, vale ressaltar: a longo prazo, desprezar o feedback do cliente traz um enorme risco para o êxito do seu negócio. Então, esteja atento! Demonstre ao viajante que a sua opinião importa e perceba o impacto positivo que isso trará para os seus resultados.
4. Falhas de comunicação
Outro grande desafio para a gestão hoteleira é garantir uma comunicação eficiente com o hóspede. Mais uma vez, isso acontece porque muitos empreendimentos do ramo ainda não deram a devida importância a esse aspecto.
Cobrar taxas por serviços não informados anteriormente ou disparar e-mails ou mensagens inadequadas aos clientes são exemplos de erros comuns nessa área. Além disso, alguns hotéis ainda insistem na estratégia de divulgar informações incompletas sobre as suas funcionalidades, o que causa muita irritação para quem opta por um serviço de hotelaria.
Com o objetivo de evitar essas falhas de comunicação, confira as seguintes dicas:
- adote uma postura clara e transparente com o cliente;
- invista em conteúdos sobre o seu estabelecimento e arredores;
- saiba apresentar as novidades da sua marca;
- crie promoções e programas de fidelidade;
-
ofereça pesquisas de satisfação.
5. Dificuldades de relacionar os setores
Com o intuito de melhorar os rendimentos e reduzir custos, também é imprescindível que os setores do seu hotel dialoguem entre si de maneira eficiente. Esse é um dos pontos cruciais de qualquer empreendimento de sucesso.
Você deve se certificar constantemente de que os fornecedores, os funcionários, as agências de viagem e o seu departamento de marketing estejam sempre alinhados com relação à expectativa dos clientes. Dessa maneira, a gestão é capaz de identificar suas necessidades com mais agilidade, além de otimizar as despesas.
Uma excelente alternativa nesse sentido — considerando a dificuldade cada vez maior em relacionar todos os setores de forma manual — é investir em um bom software de gestão. Veremos mais sobre isso a seguir.
6. Falta de um processo de gestão atualizado
De fato, ter um sistema automatizado de gestão hoteleira é uma opção importante para aqueles que desejam otimizar os processos de seus negócios, pois confere ao empreendimento uma série de vantagens. Confira algumas delas:
- centralização e segurança de dados;
- cadastro de hóspedes;
- gestão mais eficiente de reservas;
- emissão de relatórios de desempenho, entre outras;
Bom, fica evidente que não contar com um método atualizado prejudica consideravelmente a gerência de um hotel, certo? Inclusive, essa estratégia gera economia de tempo e recursos humanos, além de ser uma ótima ferramenta para a tomada de decisões embasadas.
Enfim, prevenir erros de gestão hoteleira não é mais uma questão de bom senso, e sim de necessidade. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, os negócios que não estão atentos a essas falhas têm seus dias contados. Mas, com a promoção de uma administração responsável e preocupada com a experiência do hóspede, você aumenta sua capacidade de gerar negócios e, consequentemente, a sua visibilidade mercadológica!
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