Manter um hotel atrativo para os hóspedes é, sem dúvidas, um dos maiores objetivos para seus gestores, certo? A concorrência é alta e hoje existem todos os tipos de acomodações ganhando cada vez mais clientes que antes eram fiéis à rede hoteleira. Portanto, é muito importante pensar no papel do atendimento como diferencial.
Vale dizer, ainda, que essa prática envolve algumas ações que são simples, mas muito eficientes. E o melhor é que, tendo uma experiência muito boa durante a sua estadia, os clientes podem deixar comentários positivos em canais on-line, com foco em turismo, gerando indicações espontâneas para futuros hóspedes.
Ou seja, investir em um atendimento impecável é o caminho certo para ver o seu hotel sempre com muitos hóspedes! Confira abaixo algumas dicas para alcançar esse objetivo!
Tenha um processo de reservas eficiente
Se você ainda não tem um website com uma área dedicada às reservas, que tal mudar esse cenário o quanto antes? É muito importante oferecer ao cliente todas as formas de contato com o hotel e também um sistema fácil e automático de reservas com agilidade na confirmação do procedimento.
Isso poupa um tempo precioso da viagem do hóspede, pois evita que ele fique preenchendo ainda mais informações quando estiver fazendo o check-in.
Vale você investir também na rapidez das respostas via e-mail e telefone. Lembre-se de que, quanto mais burocrático e demorado o processo da reserva, menores as chances de o cliente decidir ficar no seu hotel. Considere o uso da tecnologia de softwares de gestão, que são ideais para ajudá-lo em tarefas como essa.
Treine a sua equipe para ter um atendimento como diferencial no mercado
Essa prática é fundamental se você quer causar as melhores impressões no seu hóspede! Lembre-se de que um bom atendimento é fator decisivo para que o cliente volte e seja fiel a você. E em um hotel isso não é diferente, muito pelo contrário. Quando uma pessoa viaja e decide investir em uma hospedagem completa, ela deseja, principalmente, ser bem atendida.
Para conseguir oferecer o melhor acompanhamento desse cliente, nada melhor do que ter uma equipe treinada e qualificada para resolver quaisquer problemas e, até mesmo, apta a indicar programações turísticas. Outro fator que vai destacar o seu hotel são os colaboradores bilíngues, afinal, falar a língua do hóspede é essencial para atendê-lo melhor.
Então, investir em treinamentos, cursos e workshops para os seus funcionários, por exemplo, garante a você uma equipe que sabe como acolher o cliente da melhor forma!
Planeje uma sala de recepções aconchegante
Imagine a seguinte situação: o hóspede chega no seu hotel animado com a viagem que se inicia nesse instante. Ele, curioso e atento a todas as novidades, analisa cada detalhe do hotel em que ficará hospedado. Nesse primeiro contato, é a sala de recepções que vai dar as boas-vindas ao cliente.
Que tal surpreender o seu hóspede com uma recepção aconchegante, de iluminação adequada e com música ambiente que ofereça uma verdadeira experiência a ele? Com certeza, a impressão que o hotel causará será das melhores! Sem contar que esse momento ficará registrado na memória do cliente, criando um verdadeiro vínculo com o seu hotel.
Ofereça um ótimo café da manhã
Toda viagem tem como um dos pontos fortes a descoberta de uma culinária nova e diferente, certo? Coloque esse detalhe em evidência para o seu hóspede: ofereça um amplo e completo café da manhã, com um atendimento que deixe o cliente satisfeito desde as primeiras horas do dia.
Sem esquecer que o hóspede passa um tempo maior com você, aproveitando, de todas as formas, as dependências do hotel e criando ainda mais laços afetivos com a experiência de hospedagem.
Vale dizer, ainda, que um hotel com bom café da manhã também atrai os moradores locais. Ou seja, você é capaz de ampliar a sua clientela para toda a comunidade que vive em torno do seu empreendimento. Isso gera fama, boa reputação e, ao mesmo tempo, potencializa as melhores referências sobre o seu hotel!
Divulgue o maior diferencial da hospedagem
Você já pensou em inovar e criar, de fato, um diferencial para o hotel? Seja ele qual for, é muito importante que você tenha isso em mente, pois uma das informações que os viajantes mais procuram são tipos de atendimento e serviços únicos que os hotéis estão oferecendo.
Pode ser uma área para acolher hóspedes com animais de estimação, ou até mesmo o serviço de acompanhamento para esses pets enquanto os donos estão visitando a cidade. Existem também pacotes completos para vários pontos turísticos, desenvolvidos especialmente pela equipe do hotel e por aí vai. As opções são muitas, tudo depende da sua criatividade.
Depois, é hora de divulgar isso em todos os meios que você tem comunicação com o cliente: mídias sociais, website, e-mail marketing, what’s up, e SMS são algumas das melhores opções para que você fale do diferencial do hotel.
Antecipe-se quanto aos desejos dos hóspedes
Quer surpreender ainda mais o seu cliente? Identifique o que ele mais deseja durante a viagem e estadia no seu hotel. Antecipar-se a essas necessidades mostrará o quanto você está conectado e atento a todos os detalhes para realizar o melhor atendimento possível.
Imagine o quanto o hóspede ficará feliz ao se deparar com um passeio completo com guia aos principais museus da região? Tudo preparado por você e a sua equipe que, em um determinado momento, notaram que o cliente estava em busca disso e ainda não tinha ideia de como fazê-lo.
São situações como essas que cativam por completo o consumidor e fazem com que ele sempre pense em se hospedar com você!
Como você notou, todas essas dicas podem ser colocadas em prática de um jeito fácil e sem complicações. É possível começar a se planejar agora mesmo e ter o atendimento como diferencial do seu negócio! Então, o que você está esperando para atrair ainda mais hóspedes para o seu hotel?
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