Entenda o turismo corporativo e sua importância para os negócios

Para superar a sazonalidade na rede hoteleira, é preciso investir em estratégias que sinalizem maior autonomia. Diante da possibilidade de obter bons resultados, os grandes empreendimentos de hotelaria têm mantido o foco no turismo corporativo. No Brasil, essa modalidade de serviços está em plena expansão.

Além de aumentar as reservas e maximizar a lucratividade, o turismo de negócios pode sinalizar outras vantagens competitivas. Dentre elas, destacam-se a divulgação do hotel e o fortalecimento de sua marca.

Acompanhe este post e conheça mais sobre o impacto do turismo corporativo na atualidade. Veja também como essa opção de negócios pode movimentar as reservas e auxiliar a gestão hoteleira nos momentos de crise. Boa leitura!

Qual a importância do turismo corporativo?

Uma pesquisa do Ministério do Turismo apontou que mais de 60% das viagens domésticas no Brasil são feitas a serviço de empresas. Tal fato serve de alerta — e de incentivo — aos gestores de hotéis devido à importância de priorizar investimentos nessa modalidade de reservas.

O crescimento do turismo corporativo coloca esse ramo de serviços entre os mais promissores do mercado de hospedagem, principalmente nas últimas décadas.

Isso porque as empresas passaram a enviar mais de seus colaboradores para representá-las em diferentes lugares. A maior participação em congressos, workshops e feiras têm transformado o turismo corporativo em um poderoso recurso no universo executivo.

Esse tipo de turismo também fomenta outras áreas de negócios, como a gastronomia, as empresas aéreas e os serviços de lazer. Muitas organizações até permitem — como forma de premiação ou bônus — que o funcionário prolongue a viagem de negócios para outros destinos de seu interesse.

Esse aumento na demanda do setor é uma ótima oportunidade para o seu estabelecimento crescer e se tornar mais reconhecido. Entretanto, para aproveitar essa vantagem e explorar o crescimento no turismo corporativo, o seu hotel necessita estar alinhado ao perfil desse tipo de hóspede.

Faça, portanto, as adaptações necessárias e invista em recursos favoráveis à captação dos clientes que viajam a trabalho. Vale ressaltar que, em tempos de crise, oferecer qualidade nos serviços não é uma gentileza, mas uma obrigação. Priorizar a construção de uma imagem positiva de seu empreendimento é um dos critérios primordiais para a sustentabilidade dos negócios.

Para alcançar essa meta, observe os critérios que podem ajudar a aumentar as reservas nessa modalidade, principalmente durante a baixa temporada. Além disso, treine a sua equipe e garanta os benefícios que os viajantes corporativos esperam de seu hotel.

Em síntese, eles desejam contar com as seguintes vantagens:

  • facilidades tecnológicas durante a hospedagem;
  • serviços gratuitos de Netflix ou de TV a cabo;
  • televisores com acesso às redes sociais;
  • boa velocidade na conexão de internet;
  • entradas para laptops e smartphones;
  • maior disponibilidade de cabos USB;
  • agilidade na solução de problemas;
  • excelência nos serviços de quarto;
  • funcionários atenciosos e gentis;
  • atendimento de qualidade;
  • limpeza e organização;
  • oferta de wi-fi gratuito;
  • mais tomadas bivolts;
  • preços competitivos;
  • salão de jogos;
  • segurança;
  • conforto.

Como o turismo corporativo pode trazer vantagens para o hotel?

Primeiramente, vale destacar que há dois tipos de viagens corporativas: as individuais, quando os profissionais viajam sozinhos para reuniões ou encontro com clientes, e as viagens para eventos, como feiras, congressos e exposições.

Para conquistar a preferência dos usuários, há algumas maneiras de fomentar esse tipo de hospedagem. Além de ofertas e promoções exclusivas, há alternativas que podem ajudar a potencializar as vendas corporativas em seu hotel. Confira!

Estabeleça parceria com empresas

Em geral, são as empresas que compram as hospedagens para seus funcionários. Diante disso, é interessante entrar em contato com as organizações para oferecer parceiras. Procure destacar, principalmente, a possibilidade de economia mediante a aquisição de pacotes exclusivos.

Promova seu hotel junto às agências de viagens

Outra forma de as instituições contratarem esses serviços é por meio de uma agência de viagens. Em geral, essas empresas objetivam atender as exigências específicas da contratante. Elas montam pacotes completos incluindo estadia, alimentação, transporte e outras eventuais necessidades dos funcionários durante a viagem.

Tendo isso em vista, procure fazer parcerias com agências de viagens. Negocie preços atrativos para que elas encaixem seu hotel no pacote que será composto para as empresas. Oferte condições especiais na parceria e garanta serviços de qualidade para fidelizar mais hóspedes.

Faça parceria com eventos corporativos

Explore as viagens relacionadas a eventos e aproveite para vender pacotes promocionais específicos para essas ocasiões. Mantenha um calendário atualizado com os feriados prolongados e procure se informar sobre os futuros eventos em sua cidade. Tais medidas são essenciais para ficar sempre um passo à frente da concorrência.

Seja proativo e explore essa oportunidade de maximizar as reservas. Entre em contato, antecipadamente, com as empresas organizadoras dos eventos corporativos de sua região. Ofereça preços diferenciados e vantagens atrativas para que seu hotel se torne parceiro delas. 

Em troca de divulgação da marca e do reconhecimento de seu hotel, analise a possibilidade de patrocinar o evento. Priorize uma negociação que garanta exclusividade da sua marca. Esse investimento — associado a um marketing de qualidade — pode gerar resultados promissores.

Qual o impacto do turismo corporativo para o setor hoteleiro?

Para aumentar a competitividade, aproveitar o impacto positivo do turismo corporativo é determinante para o sucesso de seu empreendimento. Há muitas vantagens significativas em decorrência dos investimentos em viagens corporativas. Essa modalidade de reservas pode representar um mecanismo de atração, de captação e de conquista de novos clientes.

Priorizar ações e preparar adequadamente o seu hotel para receber hóspedes em viagens de negócio pode ser essencial para superar a baixa estação. A otimização do turismo de negócios sinaliza uma forma segura de reduzir os impactos negativos resultantes desse cenário de crise, como é o caso do atual mercado brasileiro. 

Por fim, os gestores de hotelaria não podem deixar passar despercebida a chance de aumentar as reservas por meio do turismo corporativo. Todavia, é necessário investir em recursos estratégicos para facilitar a gestão e atrair um público que representa boas perspectivas de negócios.

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