Administrar com sucesso um hotel ou pousada é uma tarefa desafiadora — afinal de contas, são vários detalhes a serem resolvidos e considerados.
Por mais que existam boas práticas para manter o empreendimento lucrativo e sustentável, sempre surgem dúvidas a respeito de como melhorar a gestão.Pensando nisso, reunimos neste artigo 10 superdicas para ajudar você nessa empreitada.
Além de orientações sobre como desempenhar uma gestão hoteleira de sucesso, você vai ver também como otimizar a administração do seu estabelecimento por meio de práticas e ferramentas especializadas.
E aí, ficou interessado? Então continue com a gente e siga a leitura!
A importância de uma boa administração
O setor hoteleiro é um ambiente competitivo e de alta pressão, que requer toda uma rede de parceiros e colaboradores para manter o processo funcionando perfeitamente.
Com uma grande variedade de propósitos, os hotéis têm a oportunidade de oferecer aos clientes uma experiência memorável — mas também podem acabar se transformando no ponto baixo de uma viagem que, de outra maneira, teria sido excelente.
Como melhorar a sua gestão hoteleira
Garantir a satisfação dos clientes e supervisionar todas as atividades do estabelecimento são as principais atribuições dos gerentes de hotéis.
A seguir preparamos uma lista com 10 dicas que ajudarão você a administrar com sucesso todas as variantes do negócio. Confira!
1. Construa e lidere uma excelente equipe
Você sempre será tão bom quanto a equipe ao seu redor. Por isso, a formação e a promoção de um ótimo staff são extremamente importantes.
Sempre que for contratar novos colaboradores, dê preferência às pessoas que tenham as habilidades e atitudes corretas para trabalhar em conjunto. Além disso, concentre-se no desenvolvimento de uma cultura que reflita os objetivos da empresa.
Estabeleça metas claras: detalhe as responsabilidades e demonstre as expectativas de resultados. Permita que a equipe trabalhe de forma autônoma, fornecendo suporte sob a forma de recursos. Saber delegar é tão importante quanto saber fazer!
Por fim, conecte-se aos trabalhadores e esteja presente na vida do hotel. Sempre que possível, forneça um feedback oportuno sobre o progresso da equipe e faça correções quando necessário.
2. Esteja sempre aprendendo e evoluindo
Gerentes de hotel são, muitas vezes, considerados grandes comerciantes — mas isso só acontece porque sua posição os obriga a ser. Assim, se você não tem atitude para aprender e inovar, trate de adquirir essas habilidades o mais rápido possível.
Desenvolver um olhar para identificar os pontos fracos do serviço e contornar os problemas permitirá que o seu hotel continue evoluindo — e assegurará a sua capacidade de oferecer uma experiência satisfatória ao cliente.
Eduque-se, aprenda com os outros e certifique-se de que todos os seus colaboradores recebam treinamento e orientação adequados.
3. Interaja com os seus hóspedes
Dê aos seus hóspedes a impressão de que você está sempre a postos para garantir uma ótima experiência.
Aproveite todas as oportunidades: cumprimente-os quando eles passarem pela recepção e faça sugestões de passeios nas áreas locais — ou informe-os de eventos que estejam acontecendo ao redor do hotel.
4. Esteja preparado para emergências
Mesmo as melhores medidas de segurança podem não impedir que ocorra uma emergência. Por isso, é importantíssimo que você tenha um plano de contingência.
Isso inclui procedimentos de evacuação claramente marcados em cada quarto, bem como um plano de comunicação eficiente para qualquer eventualidade.
5. Faça parcerias estratégicas
Poucas coisas podem ser tão poderosas para o seu negócio quanto um relacionamento comercial mutuamente benéfico. A melhor maneira de fazer isso é identificar e propor eventuais parcerias com empresas da sua região.
Seja oferecendo aos seus clientes cupons de desconto para empresas locais, seja estabelecendo acordos com universidades e destinos turísticos, os relacionamentos comerciais estratégicos são uma excelente maneira de garantir um fluxo constante de pessoas em suas portas.
6. Construa uma forte presença na internet
Atualmente, ter boa presença na web é fundamental para qualquer negócio do setor e parte integrante da gestão hoteleira. Estar em redes sociais como Facebook, Twitter e YouTube é uma ótima maneira de se conectar com potenciais clientes.
Otimizar o seu site para que ele seja facilmente encontrável em sites de busca também é muito importante: trata-se de uma maneira fácil e barata de apresentar o seu hotel a quem procura um estabelecimento em sua área específica.
Para a conveniência dos seus hóspedes, ofereça um sistema de reservas pela internet e certifique-se de que o seu hotel esteja listado em todas as agências de viagem on-line (OTAs).
Conecte o seu sistema de gerenciamento ao seu programa de reservas on-line e crie, automaticamente, uma lista de e-mails para o envio de newsletters.
Por fim, ofereça incentivos para que os seus hóspedes avaliem positivamente o seu hotel em sites como o Yelp ou o TripAdvisor — e esteja preparado para lidar com possíveis críticas nesses ambientes.
7. Tenha os melhores equipamentos
Para manter seus negócios e atividades diárias em perfeito equilíbrio, seu hotel precisa ter os melhores equipamentos.
No que diz respeito à gestão, é importante investir em um bom software de gerenciamento hoteleiro (também conhecido como PMS).
Ele integra, em um único sistema, todas as informações referentes ao seu estabelecimento, incrementando o serviço e otimizando a maneira como os trabalhos de rotina serão feitos.
Os confortos diários — como troca de toalhas, roupas de cama e artigos de higiene pessoal, bem como a limpeza do quarto — devem ser mantidos diariamente e em tempo hábil.
Além disso, equipamentos como ar-condicionado, sistema de aquecimento central, TV a cabo e internet precisam estar sempre atualizados e funcionando.
8. Ouça sempre os seus clientes
Faça tudo o que puder para transformar o problema de um hóspede perturbado em uma boa história que ele possa compartilhar no futuro. Ao ouvir as queixas, não se limite em apenas corrigi-las: identifique o problema que esteja na raiz de todas elas.
Já ouviu a máxima de que toda crise é uma oportunidade? Pois então: use as reclamações como um trampolim para melhorar o funcionamento do seu hotel.
9. Saiba o momento certo de descansar
Lembre-se do que dissemos lá no começo: saber delegar é tão importante quanto saber fazer. Por mais competente que você seja, também é preciso garantir alguns períodos de descanso.
Não deixe o trabalho se apoderar de toda a sua vida. Reserve um tempo para cuidar da sua saúde e curtir sua família e seus amigos. Não impor limites à rotina de trabalho pode trazer sérias consequências — estresse e estafa são só algumas delas.
10. Divirta-se nessa jornada!
Às vezes, pode parecer que você tem uma lista interminável de coisas para fazer. Por isso, aproveite da melhor maneira possível o contato com os seus hóspedes e com sua equipe. Curta o seu trabalho!
As boas atitudes influenciam todos que estão ao nosso redor — e, como gerente, você tem uma ótima oportunidade de impactar e influenciar o seu ambiente, transformando o trabalho diário numa tarefa divertida.
Viu só como é perfeitamente possível melhorar a administração do seu hotel ou pousada com ações simples? E se você deseja levar o seu negócio a um novo patamar, veja como um software de gestão hoteleira pode revolucionar o seu estabelecimento. Até o próximo artigo!