As estratégias de marketing para hotéis são muitas e, como a maioria das pessoas realizam pesquisas online antes de escolher o local onde vão se hospedar, investir em diferentes planos de atuação é essencial para se destacar no mercado.
Por isso, o marketing digital é uma grande estratégia para se colocar em uma posição de referência para hóspedes, pois é por meio dele que você promoverá seus serviços nas mídias sociais.
Sabemos que a tecnologia trouxe muitos avanços e, assim, estar presente no mundo da internet deixou de ser uma escolha e passou a ser um pré-requisito básico.
Neste artigo, vamos explicar melhor o que é esse marketing e os benefícios que traz para seu hotel. Continue a leitura e confira!
Entenda o que é marketing digital
Resumidamente, é a promoção de produtos ou serviços por meio da internet com o auxílio das mídias digitais. Cria-se um conjunto de práticas que são executadas online e têm a intenção de desenvolver uma identidade de marca, criar relacionamentos e atrair novos negócios.
É uma atividade bastante nova no mercado e que surgiu nos anos 90, com o advento da internet. Inicialmente, era bastante parecida com o marketing tradicional, pois a interação dos usuários com as empresas quase não existia.
Foi a partir dos anos 2000 que as estratégias do marketing digital passaram a ser como as que conhecemos hoje, pois a comunicação passou a ser mais democrática — criando um cenário em que qualquer pessoa pode atuar como um produtor de conteúdo.
Isso nos leva ao próximo item, onde discutiremos seus maiores benefícios. Acompanhe!
Saiba por que o marketing digital é vantajoso para hotéis.
Agora que você já entendeu sobre o panorama do marketing digital, conheça abaixo alguns dos benefícios de se implementar essa estratégia.
Custo mais baixo
Já que você vai fazer a divulgação de seus serviços de hospedagem online, não será necessário comprar materiais gráficos como panfletos ou investir em outdoors — o que costuma trazer pouco retorno financeiro.
Além disso, é uma prática mais sustentável e, portanto, ajuda o meio ambiente.
Maior alcance
Com a manutenção de um website, todas as informações sobre seu hotel estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana para qualquer pessoa que tenha acesso à internet.
Por ter acesso gratuito, é um grande atrativo para futuros hóspedes, pois eles poderão acessar o site quando preferirem e fazer suas reservas sem que precisem sair de casa.
Facilidade de comunicação
O marketing tradicional costuma ter uma comunicação de via única — você não consegue interagir com uma propaganda na televisão, não é mesmo?
Já o digital permite manter uma conversa em tempo real com seu cliente, seja por um chat na página de seu hotel, pelas redes sociais ou por um serviço de e-mail. Isso leva a uma maior agilidade na solução de dúvidas e problemas.
Maior interação com os hóspedes
Esse é um complemento do item anterior. Por meio de redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram é possível realizar sorteios e fazer convites de hospedagem com pacotes e descontos especiais para seus seguidores.
A maioria dos consumidores, atualmente, utiliza seus perfis online para buscar diferentes alternativas de lazer. Portanto, quanto maior sua interação com o público, maior é a chance de conquistar novos hóspedes, bem como fidelizá-los.
Além disso, vale lembrar que manter um cliente antigo é considerado uma estratégia mais barata do que atrair um novo.
Monitoramento instantâneo
Ao lançar uma campanha online, fica mais fácil acompanhar seu desenvolvimento em tempo real. Além disso, caso perceba a necessidade de mudar suas estratégias, as ferramentas do marketing digital permitem que as novas demandas sejam atendidas rapidamente.
Obtenção de dados
Quando um hóspede insere seus dados pessoais no site do hotel, você tem acesso ao gênero, idade, e-mail e outros pontos relevantes para analisar o perfil de seu consumidor potencial.
Além disso, é possível analisar a maneira com que ele se relaciona com sua ação de marketing pelas informações que ficam à disposição para consulta — como os comentários feitos nos posts.
Um grande benefício da utilização de dados é a economia de tempo e dinheiro com campanhas que não funcionam.
Captação de um público-alvo mais preciso
Por meio dos dados reunidos sobre seus consumidores, fica mais fácil identificar que tipo de pessoa procura por seus serviços, bem como seu comportamento — possibilitando a criação de estratégias que sejam direcionadas a ela.
Essa segmentação traz campanhas bem mais eficientes, o que permite um investimento mais inteligente de seus recursos financeiros.
Entenda como aplicar as estratégias digitais
Colocar o marketing digital em prática não é um processo complicado, muito pelo contrário! Por meio de campanhas simples é possível aproveitar de seus benefícios.
Acompanhe algumas dicas para aplicá-las a seu hotel a seguir:
Crie um site e um blog
É por meio desses recursos que seu potencial hóspede conhecerá os serviços que oferece, portanto, invista em um site responsivo — ele precisa se adaptar a diferentes tipos de tela, principalmente porque o uso de smartphones para consulta online cresceu bastante.
No blog, você pode aproveitar o potencial da produção de conteúdo e criar posts relevantes que estejam relacionados às necessidades de seu público-alvo.
Publique vídeos institucionais
Por serem um meio de informação dinâmico e permitirem uma compreensão mais fácil do conteúdo publicado, os vídeos são um dos conteúdos mais consumidos na internet.
Portanto, produza um vídeo institucional de qualidade e que apresente seus valores, os serviços oferecidos, bem como a estrutura de seu hotel e, então, publique-o em seu site.
Procure saber quais são as redes sociais preferidas de seus hóspedes potenciais e divulgue o vídeo por lá também. O Facebook é uma das redes mais utilizadas pelos brasileiros e pode ser um ótimo canal de contato com o cliente.
Cadastre-se em sites de busca
Essa iniciativa aumenta a credibilidade e referência de seu hotel e, consequentemente, será possível alcançar um número maior de pessoas.
Investir no Google Adwords é uma ótima alternativa, já que permite que seu estabelecimento fique em uma posição destacada nos resultados de uma busca feita por um potencial cliente.
Valorize o feedback de hóspedes
O TripAdvisor é uma referência nesse quesito, pois oferece um feedback detalhado das pessoas que se hospedaram em seu hotel — o que dá uma melhor visão sobre quais serviços devem ser melhorados.
Sempre responda aos comentários deixados por seus hóspedes, sejam eles avaliações positivas ou negativas, pois isso demonstra respeito pela opinião deles. Além disso, é uma ótima maneira de deixar claro que está procurando por soluções para os problemas apresentados.
E então, conseguiu perceber como as estratégias digitais de marketing para hotéis são importantes para potencializar e consolidar a posição de seu estabelecimento no mercado hoteleiro? Temos certeza de que nossas dicas esclareceram diversos pontos sobre o marketing digital, inclusive como é simples colocar seus planos em ação.
Conhece mais alguma alternativa ou tem outras sugestões? Deixe seu comentário abaixo!