O ramo hoteleiro é um dos segmentos mais afetados pela situação econômica ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). As medidas restritivas tomadas para diminuir a propagação da doença e amenizar o contágio impactaram na demanda e na prestação de serviços do setor. Para auxiliar as empresas durante esse período, algumas ações foram implementadas para prorrogar o pagamento de impostos e ajudar na relação empregado e empregador. Portanto, separamos informações importantes e algumas dicas de home office para o seu negócio hoteleiro.
Confira as medidas publicadas pelo Governo Federal e Ministério da Economia
Em virtude do panorama causado pela pandemia de COVID-19, o Governo Federal em ação conjunta com Ministério da Economia iniciou uma série de medidas de curto prazo. A primeira medida publicada foi a resolução Nº 152 de 18 de Março de 2020, que prorroga o pagamento do SIMPLES NACIONAL.
Comp. 03/2020 – Vencimento original em 20/04/2020
Prorrogado para 20/10/2020
Comp. 04/2020 – Vencimento original 20/05/2020
Prorrogado para dia 20/11/2020
Comp. 05/2020 – Vencimento original 20/06/2020
Prorrogado para dia 21/12/2020
No âmbito trabalhista, foi publicada a medida provisória Nº 927 de 22 de março de 2020, que guia alternativas emergenciais devido ao decreto de calamidade pública. A medida prevê ações que possam ser implementadas para amenizar os impactos em ambas as partes.
Conforme. Art 2º – Durante o estado de calamidade pública, o empregado e o empregador poderão celebrar acordos individuais, a fim de garantir a permanência do vínculo empregatício.
Art 3º – Para o enfrentamento dos efeitos econômicos decorrentes do estado, os empregadores junto ao empregado poderão adotar as seguintes medidas:
- Teletrabalho (home office);
- Antecipação de férias individuais;
- Concessão de férias coletivas (em geral ou por setor);
- Aproveitamento e antecipação de feriados;
- Banco de horas (que poderá ser pago em até um ano).
Caso a empresa decida dar férias, conforme Art 6º, o colaborador deve ser notificado com no mínimo 48 horas de antecedência. Outro ponto proposto, é a prorrogação do pagamento do FGTS dos meses de Março, Abril e Maio de 2020, sendo permitido o parcelamento em 6 meses e o primeiro pagamento em 07 de Julho de 2020. Além disso, também é importante procurar as iniciativas dos sindicados regionais, que podem variar de acordo a necessidade local.
Dicas de gestão para o trabalho home office
Como vimos, o home office é uma possível medida de prevenção. O modo de trabalho é uma maneira de diminuir a circulação de pessoas, com o intuito de atenuar o número de casos da doença e ao mesmo tempo manter a produtividade das empresas. Se for plausível a realidade do negócio, essa modalidade deve ser priorizada pelos estabelecimentos. Em um empreendimento hoteleiro, os setores administrativos podem exercer suas funções de casa durante a pandemia. Portanto, listamos algumas dicas para nortear a gestão da equipe.
1 – Mantenha uma comunicação clara e frequente
É importante para a produtividade da equipe, manter o contato com os colaboradores. Combine um meio de comunicação, seja por aplicativo de mensagens, chamada de vídeo, ligação e afins. É interessante marcar reuniões semanais para avaliar a conclusão das tarefas e informar as próximas ações da empresa.
2 – Estabeleça planos e prazos
Para fluir o andamento das tarefas, é significativo definir um planejamento, mesmo que a curto período. Determine metas e coordene as atividades com prazos adequados. É importante designar claramente os afazeres para cada colaborador e instruí-los conforme necessidade atual do negócio.
3 – Oriente os colaboradores
É relevante também orientar práticas para nova jornada de trabalho. Os colaboradores devem dispor das ferramentas necessárias para realizar as tarefas. Da mesma maneira, também é preciso estruturar, mesmo que de forma simples, um espaço organizado, confortável e silencioso para manter a produtividade. Além disso, busque incentivar a organização diária e comprometimento da equipe.
4 – Utilize ferramentas de trabalho compartilhado
Se for o caso para o seu empreendimento, uma boa alternativa é utilizar ferramentas online de trabalho compartilhado, como os recursos do G Suite (Google Drive, Google Hangouts, Google Forms e demais itens). Outro instrumento interessante é o Slack, um sistema online de comunicação interna. A plataforma pode facilitar bastante a interação entre colaboradores e possui plano gratuito para pequenos negócios.
De forma geral, o setor hoteleiro enfrenta mudanças e movimentos ocasionados pela pandemia de COVID-19. Em suma, as medidas citadas implementadas pelo Governo Federal e Ministério da Economia, são recursos legais que as empresas podem optar para auxiliar durante esse período, como postergar o pagamento de alguns impostos. Em questão do gerenciamento de equipe, além das possibilidades, como antecipação de férias e folgas, o home office também é um recurso que pode ser estabelecido. As dicas listadas são interessantes para organização da gestão e para fluir o desempenho dos colaboradores nesse método de trabalho.
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Res. CGSN Nº 152/2020 | MP 927/2020