Planejamento de manutenção: entenda a sua importância para a prevenção de acidentes

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Apresentar o seu hotel em bom estado de conservação é essencial para chamar a atenção de seus clientes e fidelizá-los, pois ninguém irá querer voltar em um local onde o elevador não funciona, o chuveiro está queimado ou a limpeza não é feita com frequência.

Se as expectativas do hóspede não forem atendidas, ele poderá ter uma impressão negativa sobre o negócio, e conforme a experiência obtida nesse primeiro contato do cliente, a má impressão pode ser difícil de ser revertida.

Segundo dados da pesquisa realizada pela empresa de consultoria Mapie, 83,19% do público que viaja a lazer considera importante a estrutura do empreendimento na sua estadia.

Veja a seguir as principais vantagens de realizar um planejamento de manutenção para deixar o seu hotel sempre em perfeito estado.

Importância do planejamento

Para que tudo funcione da maneira correta, é preciso elaborar um planejamento para a manutenção do seu hotel, prevendo todas as atividades que devem ser realizadas em um determinado período e a sua frequência. Sistemas com gerencia de manutenção, como o sistema da Hmax, podem ser uma ferramenta digital essencial nesses quesitos.

Os custos direcionados para a área de manutenção são estratégicos, e devem ser percebidos como investimentos, visto que possibilitam a melhor gestão da estrutura do hotel e que todas as acomodações funcionem perfeitamente, gerando a satisfação dos clientes e uma boa receita financeira.

Um planejamento de manutenção trará diversos benefícios ao estabelecimento, como prevenir possíveis falhas e acidentes evitáveis, assim como reduzir os gastos inesperados.

Manutenção preventiva

A prevenção é a palavra chave no quesito segurança, e o bem-estar dos hóspedes é fundamental para o sucesso do negócio. Mas para garantir que isso ocorra, é necessário um planejamento, a fim de estabelecer um plano de ações dentro dos prazos possíveis no dia a dia do empreendimento.

Essas ações devem ocorrer com a finalidade de verificar toda a estrutura do hotel e os seus equipamentos, evitando a sua utilização inadequada.

A realização da manutenção preventiva tem como objetivo diminuir os gastos com a reposição de peças e também aumentar a vida útil de outras a partir de revisões periódicas.

O gestor deverá realizar inspeções, elaborar um checklist de atividades, dar treinamentos e estabelecer padrões de qualidade para obter resultados mais efetivos e um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Existem alguns equipamentos que merecem uma atenção especial, pois requerem uma periodicidade na sua manutenção, que devem estar previstos em um cronograma para serem revisados. Tais como: elevadores, sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto, sistemas de gás, de ventilação e refrigeração, geradores, rede de internet, assim, como todos os equipamentos presentes nos quartos.

 

Planejamento de manutenção eficiente

É preciso estar atento a todas as variáveis possíveis na hora de elaborar o seu planejamento. Deve-se levar em consideração todos os espaços e equipamentos do hotel, bem como os responsáveis pela sua manutenção.

Para verificar a eficiência da manutenção preventiva, há um parâmetro que calcula o percentual de receita bruta do hotel gasta com manutenção, o qual possui o valor ideal de 3%.

Caso o percentual seja menor, pode ser que o planejamento não esteja sendo executado corretamente e os equipamentos correm maior risco de desgaste. Em outra situação, caso o percentual seja maior que 3%, é importante acompanhar o planejamento pois alguns equipamentos podem necessitar de reposição em breve.

Governança e manutenção

O gerenciamento de atividades é fundamental para a execução do planejamento. Governança e manutenção devem estar alinhadas para que não ocorram falhas nas suas atividades e o hóspede não saia insatisfeito. Além disso, as suas atividades precisam ser integradas, para que o resultado seja mais eficiente e todo o processo seja mais ágil.

Não basta apenas planejar, pois o cronograma deve ser cumprido e todas as ações preventivas realizadas devem ser registradas, evitando o retrabalho e otimizando custos.

Softwares e planejamento

Assim como em qualquer outra área dentro do hotel, a automação poderá lhe ajudar a elaborar um bom plano de ações para a manutenção. Por meio do registro das atividades necessárias e o direcionamento aos funcionários que deverão realizá-las.

Ter a tecnologia como aliada possibilita a otimização dos processos, garante melhores resultados e apresenta um diferencial no atendimento aos clientes.

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