O boleto bancário é, ainda hoje, uma das formas de pagamento mais utilizadas no mercado nacional. Principalmente, quando falamos de transações entre empresas (B2B). Segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) são emitidos mais de 3,5 milhões de boletos bancários por ano. Dentre os seus vários benefícios, podemos ressaltar:
- Acessibilidade
- Segurança
- Facilidade na Emissão
- Melhor Controle
- Economia de Tempo
- Redução de Inadimplência
MAS VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE CNAB?
A sigla significa Centro Nacional de Automação Bancária e trata-se de uma tecnologia que permite a troca de informações financeiras de maneira completamente digital. Com ele, você gerencia os pagamentos recebidos de forma automática, facilitando sua gestão financeira.Dentre os vários recursos disponíveis através do CNAB está a emissão de boletos bancários através do seu sistema de gestão financeira. Nada de preencher as informações várias vezes no site do banco para poder emitir vários boletos. O processo acontece de forma automatizada, evitando o retrabalho e proporcionando maior controle e segurança.
COMO O CNAB FUNCIONA?
Embora possa parecer algo complexo, o CNAB é bem simples. Em suma, seu sistema de gestão fica responsável por gerar, enviar e imprimir os boletos. Para comunicar essas emissões ao banco, é gerado um arquivo, conhecido como Arquivo de Remessa, que deve ser enviado pelo site do banco em questão.A partir desse envio, os boletos são registrados no banco. Quando o pagamento acontece, o banco gera um arquivo conhecido por Arquivo de Retorno que, ao ser processado em seu sistema de gestão, realiza a baixa de todos os títulos.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE USAR O CNAB?
Agora que já conhecemos o CNAB e entendemos como ele funciona, fica a pergunta: quais as vantagens de utilizá-lo?O primeiro ponto que você deve considerar é a automatização do seu processo. Com ele, você não precisa realizar diferentes processos em diferentes plataformas.Ao realizar a operação em seu sistema de gestão, você já gera os boletos, realiza impressão ou envio por e-mail e pronto. Isso pode acontecer ao fazer o check-out da reserva ou posteriormente, emitindo os documentos fiscais em paralelo. Tudo isso na mesma plataforma.Com todos os processos em um mesmo lugar, fica mais fácil manter o controle financeiro e garantir a segurança de todo o processo.
CONCLUSÃO
Se você trabalha com emissões de boleto bancário em seu hotel, o CNAB é um aliado fundamental para sua gestão financeira. Esses recursos não apenas tornam o seu processo mais assertivo e seguro, como também lhe garantem mais agilidade e autonomia.A tecnologia está à nossa disposição para proporcionar os meios para alcançar o crescimento dos nossos empreendimentos. Cabe a nós, investir nesse crescimento.