O turismo estrangeiro é uma ótima oportunidade de negócio para empreendedores hoteleiros. O país apresenta alguns elementos que favorecem a procura internacional, como pontos turísticos conhecidos e eventos festivos, como o carnaval. Uma pesquisa do Governo Federal (2017) apontou os fatores com melhor índice de avaliação ponderados pelos hóspedes estrangeiros, sendo eles, hospitalidade (98%), alojamentos (96,4%), gastronomia (95,7%) e restaurantes (95,9%). Outro dado interessante da pesquisa, é que 95% dos viajantes entrevistados desejam voltar ao país. Com esse cenário positivo, é relevante preparar o negócio hoteleiro para promover uma estadia única e memorável aos turistas estrangeiros. Portanto, separamos algumas dicas importantes para aperfeiçoar a comunicação, o atendimento e a equipe do seu hotel.
Implemente uma comunicação online para atrair hóspedes estrangeiros
Um estudo realizado pelo Ministério do Turismo – Mtur (2018) destacou a internet (55,7%) como principal fonte de consulta dos viajantes internacionais. Desse modo, para atrair mais hóspedes estrangeiros, é pertinente que a comunicação online do hotel seja pensada e direcionada para esse público. Nesse sentido, é ideal apresentar um site bilíngue, trabalhar com conteúdos relevantes para estrangeiros, investir em impulsionamento focado nas redes sociais, estar presente em canais de hospedagem internacional e demais ações. É indispensável trabalhar a comunicação online de forma assertiva para atingir e conquistar o público de fora do país.
Invista em um atendimento telefônico bilíngue
É importante para a imagem do negócio e para conquistar reservas internacionais, prestar um atendimento telefônico solicito e bilíngue. A recepção deve estar bem preparada para responder as possíveis informações solicitadas pelos viajantes estrangeiros. O equipamento do setor também deve estar com a manutenção em dia. Telefone fora de linha, sistema lento e demais situações semelhantes podem prejudicar o andamento da reserva. Portanto, invista em oferecer um bom atendimento telefônico, principalmente para clientes de outros países.
Destaque os canais oficiais para credibilidade do hotel
Com tantos meios para reservar uma hospedagem, é primordial que os canais oficiais da empresa estejam em destaque. É importante para o hóspede procurar meios oficiais para tirar dúvidas e efetivar reservas, principalmente para evitar fraudes e golpes. Para o hotel, é pertinente oferecer meios que viabilizem a comunicação direta com o viajante. Além do atendimento telefônico citado anteriormente, é interessante também investir em um bom sistema de chat para o site do hotel. Nesse sentido, é essencial cuidar da acessibilidade, linguagem e o tempo de espera da resposta. De forma geral, é significativo trabalhar o atendimento internacional nos diversos canais utilizados pelo hotel.
Tenha uma equipe treinada para receber os clientes internacionais
Para oferecer uma ótima estadia, a equipe do hotel deve estar orientada para receber os hóspedes estrangeiros. Os profissionais devem ser qualificados e preparados para recepcionar os viajantes de forma positiva e acolhedora. Nesse sentido, é interessante para o hotel oferecer cursos de capacitação, principalmente na área de atendimento e idiomas. Afinal, uma equipe qualificada e cordial influencia diretamente na experiência proporcionada pelo hotel.
Esteja munido de informações relevantes e pertinentes aos viajantes
É normal que o hóspede estrangeiro tenha diversas dúvidas e precise de orientação para uma viagem segura e divertida. Por isso, busque disponibilizar um material informativo e estar munido de todos os dados necessários para ajudar o viajante. Por exemplo, é interessante ter os horários dos ônibus, o itinerário até os principais pontos da cidade, número de deliverys e demais informações. Também é importante estar preparado para oferecer auxílio em questões legais, como perda de passaporte, assaltos e afins.
Como vimos, o turismo estrangeiro no Brasil é um nicho significativo e merece atenção dos hoteleiros. Desse modo, as dicas citadas são relevantes para conquistar viajantes internacionais e promover uma estadia acolhedora em seu hotel.
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