Conheça o CNAB e como ele pode melhorar a Gestão Financeira do seu Hotel

CNAB (1200 × 800 px) (1)

O boleto bancário é, ainda hoje, uma das formas de pagamento mais utilizadas no mercado nacional. Principalmente, quando falamos de transações entre empresas (B2B). Segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) são emitidos mais de 3,5 milhões de boletos bancários por ano.

Dentre os seus vários benefícios, podemos ressaltar:

  • Acessibilidade
  • Segurança
  • Facilidade na Emissão
  • Melhor Controle
  • Economia de Tempo
  • Redução de Inadimplência


MAS VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE CNAB?
 

A sigla significa Centro Nacional de Automação Bancária e trata-se de uma tecnologia que permite a troca de informações financeiras de maneira completamente digital. Com ele, você gerencia os pagamentos recebidos de forma automática, facilitando sua gestão financeira.

Dentre os vários recursos disponíveis através do CNAB está a emissão de boletos bancários através do seu sistema de gestão financeira. Nada de preencher as informações várias vezes no site do banco para poder emitir vários boletos. O processo acontece de forma automatizada, evitando o retrabalho e proporcionando maior controle e segurança.


COMO O CNAB FUNCIONA?

Embora possa parecer algo complexo, o CNAB é bem simples. Em suma, seu sistema de gestão fica responsável por gerar, enviar e imprimir os boletos. Para comunicar essas emissões ao banco, é gerado um arquivo, conhecido como Arquivo de Remessa, que deve ser enviado pelo site do banco em questão.

A partir desse envio, os boletos são registrados no banco. Quando o pagamento acontece, o banco gera um arquivo conhecido por Arquivo de Retorno que, ao ser processado em seu sistema de gestão, realiza a baixa de todos os títulos.


QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE USAR O CNAB?

Agora que já conhecemos o CNAB e entendemos como ele funciona, fica a pergunta: quais as vantagens de utilizá-lo?

O primeiro ponto que você deve considerar é a automatização do seu processo. Com ele, você não precisa realizar diferentes processos em diferentes plataformas. 

Ao realizar a operação em seu sistema de gestão, você já gera os boletos, realiza impressão ou envio por e-mail e pronto. Isso pode acontecer ao fazer o check-out da reserva ou posteriormente, emitindo os documentos fiscais em paralelo. Tudo isso na mesma plataforma.

Com todos os processos em um mesmo lugar, fica mais fácil manter o controle financeiro e garantir a segurança de todo o processo.


CONCLUSÃO

Se você trabalha com emissões de boleto bancário em seu hotel, o CNAB é um aliado fundamental para sua gestão financeira. Esses recursos não apenas tornam o seu processo mais assertivo e seguro, como também lhe garantem mais agilidade e autonomia. 

A tecnologia está à nossa disposição para proporcionar os meios para alcançar o crescimento dos nossos empreendimentos. Cabe a nós, investir nesse crescimento.

Compartilhe esse post

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades e conteúdos exclusivos

Mais contéudos relevantes

Mercado hoteleiro em 2024
Dicas

Mercado hoteleiro em 2024

À medida que entramos em 2024, o setor hoteleiro apresenta um panorama promissor. Após um período desafiador marcado por crises econômicas e uma pandemia global,