O papel da tecnologia na gestão financeira do seu hotel

Gestão Financeira

Atualmente, nossa sociedade coexiste de forma inerente com a tecnologia — dos processos complexos às rotinas simples. Todos os anos surgem alternativas e soluções diferentes para garantir uma gestão mais segura e eficiente, facilitando diferentes operações do nosso trabalho. É fundamental renovarmos nossa mente e abraçarmos as novas tecnologias, aproveitando todos os benefícios que elas podem proporcionar.

Na gestão financeira, em pouco tempo, o papel deu lugar as planilhas, que por sua vez deram lugar aos sistemas de gestão. Esses continuam a evoluir e desenvolver novas funcionalidades focados em automatizar nossos processos e garantir que nosso foco esteja direcionado para as tarefas realmente importantes. Isso porque, independente do porte do seu hotel, o fluxo de informações financeiras é sempre grande demais para que uma gestão manual (ou mesmo pelo Excel) seja suficiente.

Para conseguirmos compreender o papel que a tecnologia tem na gestão financeira de nossos hotéis e pousadas, é importante discorrermos sobre todas as suas vantagens.

INFORMAÇÕES EM UM SÓ LUGAR

Sua movimentação financeira precisa estar centralizada e disponível em apenas um lugar, garantindo a integridade e disponibilidade quando são necessárias. Em planilhas ou manualmente, além de dificultarem a visualização dos resultados de seu hotel, as informações estão sujeitas aos erros humanos e a atitudes maliciosas.

Por meio de um sistema financeiro, você garante a centralização da informação, melhorando sua gestão e permitindo que suas operações diárias sejam realizadas com maior velocidade e sem complicações.

CONTROLE DO DINHEIRO QUE ENTRA OU SAÍ DE SEU HOTEL

Para o seu hotel poder crescer de forma saudável, é imprescindível que você tenha um controle preciso de todas as movimentações financeiras de entrada e saída. Cada pagamento, recebimento, investimento, despesa, custo, deve ser contabilizado, garantindo que o seu fluxo de caixa aconteça de maneira apropriada.

Como saber se existe dinheiro saindo, indevidamente, da minha empresa? Como descobrir o motivo de ter tantos recebimentos, mas continuar girando no vermelho? É simples! Gerir suas entradas e saídas.

O sistema de gestão financeira proporciona recursos úteis que evitam a perda dessas informações, garantindo que você não se esqueça de pagar as contas, receber dos seus clientes e, principalmente, enxergar por onde o seu dinheiro chega e para onde ele está sendo direcionado. É através dele também que você dispõe de diversos relatórios estratégicos que fornecem tudo o que você precisa para tomar as decisões mais importantes do seu hotel.

REDUÇÃO NOS GASTOS

É bem comum que a primeira reação ao falar sobre uma solução tecnológica seja reclamar do custo. Esse é, infelizmente, um pensamento raso. Um sistema de gestão é um investimento, capaz de aumentar sua lucratividade e reduzir os seus gastos. A capacidade de automatizar seus processos, não só permite que você foque em questões mais importantes, como também permite a redução do quadro de funcionários.

Diante de tantos processos diários na gestão financeira de um hotel, é impossível que apenas uma pessoa gerencie todas elas. Com a implementação de um sistema, essa realidade muda por completo, já que os fluxos passam a acontecer por meio dos processos automatizados tecnologicamente.

CONCLUSÃO

Observando por aspectos tão simples e fundamentais, fica claro a importância que a tecnologia exerce hoje na gestão dos hotéis. O receio da mudança é uma justificativa pequena demais, diante da imensidade de benefícios que os sistemas podem proporcionar. Hoje, não basta apenas vender bastante, é preciso investir em uma gestão financeira inteligente e automatizada.

Compartilhe esse post

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das nossas novidades e conteúdos exclusivos

Mais contéudos relevantes

Dicas

5 livros que todo dono de hotel deve ler

No competitivo mundo da hotelaria, estar constantemente atualizado e em busca de novos conhecimentos não é apenas uma vantagem, é uma necessidade. A leitura de

plugins premium WordPress